Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Marina Silva assina manifesto e se compromete com reforma política

13/08/18 às 19:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Após ser alvo nas redes sociais, a candidata da Rede, Marina Silva, disse nesta segunda-feira, 13, esperar que a sociedade denuncie os ataques da forma que puderem. Para ela, se as tentativas de "reeditar a violência", que sofreu das campanhas adversárias em 2014, continuarem, o País vai para "um poço sem fundo".

O jornal O Estado de S. Paulo noticiou no domingo que a equipe da presidenciável acionou o Facebook após comentários em sua página que a associavam ao número do candidato do PSL, Jair Bolsonaro.

"A tentativa de reeditar a violência, a intimidação, enfim, a tragédia que nos trouxe para o fundo do poço, e se isso se repetir, vamos para um poço sem fundo", disse a candidata, após assinar manifesto do Pacto pela Democracia.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"Nós temos o compromisso de fazer uma campanha limpa, democrática, sem fazer o uso de fazer robôs pra fazer difamações (...). Esses ataques, eu espero que sejam denunciados por quem pode denunciar", completou.

A candidata da Rede assinou hoje o manifesto em defesa da democracia, com o compromisso de realizar reforma política, caso eleita. Questionada sobre se há nomes na disputa que possam pôr em risco a democracia, ela respondeu que "os que têm saudosismo em relação a ditadura, com certeza preocupam, os que fizeram uso do caixa 2 também preocupam".

"No caso do Brasil, uma das formas de enfraquecer a democracia é a corrupção, a falta de equidade na disputa eleitoral, a falta de mobilidade política dentro das estruturas partidárias", disse Marina Silva, após assinar o documento.

O documento pontua que o candidato deve "realizar uma ampla reforma política após as eleições, abrindo o caminho para sair da crise melhores do que antes, no rumo reafirmado da construção do país que precisamos". Não detalha, contudo, quais mudanças devem ser feitas.

Essa já é uma das principais bandeiras de Marina Silva, que defende o fim da reeleição, a restrição do foro privilegiado, mandato de dois anos para o Legislativo e voto distrital misto.

A presidenciável foi a primeira a se comprometer com as diretrizes propostas pelo grupo suprapartidário Pacto pela Democracia, do qual fazem parte movimentos de renovação, como Agora!, do Luciano Huck, o RenovaBR e o Raps. A ONG já conversou com as campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e a do PT.

"A ideia é que isso seja uma agenda compartilhada. A gente precisa conseguir fazer uma reforma legítima para valer", disse José Marcelo Zacchi, um dos coordenadores do Pacto. Eles querem que o presidente eleito já convoque consulta pública no Congresso, em novembro, para que a próxima legislatura já comece com essa agenda.

O manifesto do Pacto defende ainda o "diálogo e da tolerância", eleições limpas, e reafirma o "repúdio pleno a todas as formas de discriminação e violência na ação política". O evento ocorreu depois da sabatina da ONG Todos Pela Educação, na sede da entidade.

A educadora e acionista do Banco Itaú, Neca Setubal, esteve presente no encontro desta tarde. "Completamente afastada" da campanha, como ela já disse à reportagem, Neca disse que não chegou junto de Marina e que veio para o evento do Todos e do Pacto - ela faz parte das duas organizações.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá