Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Marina Silva diz que governo tem papel de abrir a 'caixa preta' da educação

13/08/18 às 18:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A candidata da Rede nas eleições 2018, Marina Silva, disse nesta segunda-feira, 13, que o governo federal tem papel importante na articulação para que se construa uma educação sólida no País. De acordo com ex-senadora, "o governo federal pode abrir a caixa preta" da educação e melhorar a distribuição dos recursos.

Marina, que participou de evento do Todos Pela Educação, na capital paulista, disse que o papel do governo na tarefa de ajudar os Estados e municípios a melhorarem o sistema de educação passa pela equalização da diferença entre o que é gasto por aluno em diferentes regiões. "Você tem realidade em que o município tem um custo por aluno anual de R$ 20 mil, outro de R$ 10 mil. Para fazer essa equalização o governo tem de saber qual é a realidade dos municípios", disse. Ainda de acordo com a candidata, é papel do governo também trabalhar para que haja "transparência para que possa se verificar inclusive se há problemas de gestão nos municípios."

A candidata foi questionada sobre quais as características ideais para seu ministro da Educação em uma eventual vitória nas eleições 2018. Marina desconversou e não adiantou um nome para a pasta, mas argumentou que vai manter os critérios usados quando escolheu sua equipe do Ministério do Meio Ambiente, quando foi ministra da pasta no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato. "Critérios éticos, formação técnica e capacidade de mediação política", emendou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Marina também voltou a criticar um dos principais projetos do governo de Michel Temer, o teto dos gastos públicos. "Quando você faz isso por 20 anos, com a possibilidade de revisão em 10 anos, você está dizendo que está congelando a educação, a saúde e a segurança que nós temos", disse.

"No meu entendimento, a responsabilidade fiscal não precisava ser uma emenda constitucional", disse. "Em 2010, eu já dizia que a gente precisava de um regime de capitalização da Previdência. Eu já dizia que era fundamental controlar gastos públicos. Ao fazer uma emenda na Constituição, no entanto, ao invés de diminuir o custo, se cria um problema", disse, reforçando o alerta do Tribunal de Contas da União (TCU), de que o teto pode paralisar o governo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá