Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Moreira Franco faz vídeo para se defender de críticas sobre foro privilegiado

01/06/17 às 22:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, postou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 1, um vídeo se defendendo das críticas de que o presidente Michel Temer teria editado medida provisória sobre a estrutura do Palácio do Planalto apenas para lhe garantir foro privilegiado.

"Há crítica com relação a esta medida e uma delas diz que o objetivo foi garantir o foro privilegiado a Moreira Franco, a mim, o que é um equívoco, um erro, uma injustiça", desabafou o ministro, acrescentando que "pessoalmente" é "favorável ao fim do foro privilegiado para todo mundo" e que "não há absolutamente nada nessa medida que trate de foro privilegiado, como vem sendo dito".

Com a MP, Moreira Franco, que é alvo de investigações na Operação Lava Jato, manteve o foro privilegiado, que ganhou em fevereiro deste ano, quando foi assinada a medida provisória 768, que venceria nesta sexta-feira. O partido Rede Sustentabilidade chegou a protocolar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, questionando a validade da MP editada por Temer, que manteve o status de ministro a Moreira Franco.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No vídeo, Moreira Franco ressaltou que "infelizmente, não posso abrir mão do foro privilegiado para o secretário-geral da Presidência porque não é individual, é do cargo, e eu não tenho comando sobre o cargo, só o Congresso Nacional é que pode fazer isso". Lembrou ainda que já foi prefeito, governador, deputado federal várias vezes e que "jamais passou pela minha cabeça usar ou me beneficiar de recursos de natureza administrativa inerente ao cargo". Em seguida, reiterou que "o foro privilegiado não é do Moreira Franco e de nenhum ministro, é do ministério e está vinculado ao cargo de ministro, e independe da vontade daquele que ocupa o cargo".

O ministro citou o projeto já aprovado no Senado que restringe o foro privilegiado e disse que espera que a matéria seja também aprovada na Câmara. "Não precisa foro privilegiado para ninguém da administração pública da estrutura do Estado Brasileiro."

No post, o ministro aproveitou ainda para comemorar o resultado positivo do PIB. "Estamos trabalhando e já vemos os bons resultados: a queda da inflação, redução dos juros, crescimento do PIB, criação de empregos e tantos outros indicadores que mostram que estamos no caminho certo. Temos muito trabalho a fazer, o Brasil não vai parar", disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá