Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP apresenta denúncia contra Boca Aberta por crimes contra honra de promotores

19/06/21 às 11:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Londrina, ofereceu denúncia criminal contra o deputado federal Boca Aberta por crimes contra a honra de um promotor e de uma promotora de Justiça. A denúncia foi protocolada nesta sexta-feira (18).

Conforme a denúncia, o deputado teria divulgado por meio de grupos no aplicativo WhatsApp e de postagens no Facebook e no Twitter diversos áudios e vídeos com calúnias, injúrias e difamações relacionadas ao promotor de Justiça Renato de Lima Castro, responsável por investigações que culminaram no ajuizamento de ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra o deputado federal, seu filho, o deputado estadual Boca Aberta Júnior e sua esposa, a vereadora Mara Boca Aberta. A família é investigada por um suposto esquema de “rachadinha”.

De acordo com a denúncia protocolada pelo MP, o deputado federal também fez várias ofensas contra a honra de uma promotora de Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

“Indicando o cometimento de seis crimes de calúnia, 11 de difamação e sete de injúria, cujas penas privativas de liberdade são aplicadas em triplo quando cometidas pela internet, a denúncia requer a condenação do réu às sanções previstas no Código Penal para esses crimes, além de indenização por danos morais”, afirma o MP.

A respeito das novas declarações realizadas pelo deputado federal no plenário da Câmara dos Deputados, a Procuradoria-Geral de Justiça e a Associação Paranaense do Ministério Público informam que adotarão todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para responsabilização administrativa, civil e criminal do parlamentar. “Suas manifestações representam grave ofensa à honra dos agentes ministeriais citados e atingem diretamente a sociedade e o próprio estado democrático de direito”, aponta.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o deputado Boca Aberta disse que as provas são falsas e foram “forjadas” pelo Ministério Público e acusou os promotores de perseguição contra sua família e de cometerem crimes durante as investigações.

Entre algumas irregularidades, o deputado acusa os promotores do Ministério Público de envolvimento com esquema de propina, perseguição e abusos de autoridade praticados durante o cumprimento de mandados de buscas e apreensões.

Sobre as acusações feitas no plenário da Câmara em Brasília, o deputado federal disse que vai “desmascarar” os promotores e voltará a utilizar o plenário para “provar os crimes” cometidos pelos representantes do Ministério Público e ainda prometeu acionar na Justiça os promotores.   

© Copyright 2023 Grupo Tarobá