Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MPPR aciona prefeito e ex-secretários por fraude em licitação

30/08/19 às 18:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Dois Vizinhos, no Sudoeste paranaense, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito, dois ex-secretários (Gestão Municipal e Administração e Finanças) e mais oito réus.

O objeto é um procedimento licitatório fraudado em 2013 para favorecer uma empresa contratada para realizar serviços de manutenção de rede de iluminação pública.

De acordo com as investigações do MPPR – iniciadas a partir de dados levantados por Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, que analisou o caso –, os réus utilizaram a tomada de preços 03/2013 como instrumento de fraude para favorecer uma empresa, mediante ajuste prévio, inclusive utilizando meios ilegais, como o oferecimento de vantagens ilícitas, para enfraquecer e eliminar a competitividade do procedimento licitatório.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Troca de favores – Além do prefeito (que permanece no cargo, pois foi reeleito) e dos ex-secretários, são réus na ação três membros da Comissão de Licitação na época dos fatos, três empresários e duas empresas, todos suspeitos de envolvimento na fraude. Conforme a ação, o acerto foi feito em troca de favores prestados na campanha que elegeu o prefeito.

A empresa vencedora teria sido criada especificamente para vencer a licitação, que foi formatada de modo a favorecê-la.

Na ação, a Promotoria requer que seja decretada liminarmente a indisponibilidade de bens dos réus até o valor de R$ 2.085.836,72, para garantia dos danos ao erário (estimados em R$ 521.459,18) mais pagamento de multa em caso de condenação.

Na análise do mérito, pede a condenação dos réus às sanções da Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento integral do dano ao erário e pagamento de multa.

MP-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá