Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mulher de Funaro confirma à PF 'pressão' de Geddel para evitar delação

12/07/17 às 09:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Raquel Pitta, mulher do corretor Lúcio Bolonha Funaro, confirmou, em depoimento à Polícia Federal, ter recebido ligações telefônicas do ex-ministro Geddel Vieira Lima nas quais teria sido "pressionada".

A suposta pressão exercida por Geddel teria como objetivo evitar que o marido de Raquel fizesse um acordo de delação premiada e foi o principal argumento usado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, para autorizar a prisão do peemedebista.

Geddel foi preso sob acusação de tentar obstruir a Operação Lava Jato. Depois, foi transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para a Penitenciária da Papuda.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O depoimento de Raquel, prestado na última sexta-feira, foi solicitado por Vallisney de Souza na audiência de custódia realizada na quinta-feira passada em que manteve a prisão preventiva de Geddel. "Não tenho elemento para dizer nesse momento que não há indício de crime. Desse modo eu mantenho aqui o que coloquei na decisão de que há indícios de autoria e materialidade quanto a Geddel", afirmou o juiz Vallisney ao manter Geddel na Papuda.

Além do depoimento de Raquel, Vallisney também solicitou à Polícia Federal uma perícia no aparelho celular no qual ela recebeu a ligação. O trabalho ainda não foi concluído pela PF.

Na audiência de custódia, Geddel negou ter pressionado a mulher do corretor. "Em nenhum instante, impossível alguém demonstrar. Em nenhuma circunstância", disse o ex-ministro. Segundo Geddel, ele retornou uma ligação da mulher de Funaro que "ficou marcada em seu celular" e que na conversa não houve nenhum tipo de pressão.

Indagado pelo procurador Anselmo Cordeio Lopes, o ex-ministro afirmou que ligou "mais de dez vezes" para a mulher de Funaro, mas que nunca perguntou "se ela estava recebendo dinheiro".

Conversas

Bruno Espiñeira, advogado de Funaro, foi quem entregou à Polícia Federal as cópias das telas do celular com as conversas entre Raquel e o ex-ministro de Temer. As conversas pelo aplicativo WhatsApp foram registradas em oito datas entre 17 de maio e 1 de junho deste ano. Ao decretar a prisão preventiva de Geddel, o juiz Vallisney de Souza disse que é gravíssimo o recente fato de o ex-ministro peemedebista ter entrado em contato telefônico com a mulher de Lúcio Funaro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá