Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Neco é absolvido em processo disciplinar e permanece como vereador

18/07/19 às 21:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vereador Dorivaldo Kist (Neco), do MDB, foi absolvido no processo disciplinar que ele respondia na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A decisão aconteceu na noite de hoje (18), durante sessão extraordinária. Seis vereadores votaram pela absolvição, 5 foram favoráveis à perda do mandato e um vereador votou em branco.

Conforme o Regimento Interno da Casa de Leis e por determinação do Poder Judiciário da Comarca, eram necessários nove votos favoráveis para cassar o vereador, em escrutínio secreto.

Neco era acusado de exigir parte do salário de uma funcionária comissionada da Prefeitura, que teria sido indicada por ele ao cargo. Durante todo o processo e na sessão de hoje, o vereador negou as acusações, afirmando que o dinheiro repassado pela funcionária era referente ao pagamento de um empréstimo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

“Não há motivos para condená-lo”, enfatizou o advogado de defesa Giovani Miguel Lopes. Ao defender a absolvição de Neco, durante a sessão extraordinária ele também enfatizou que teriam sido cometidas irregularidades processuais. Entre elas, o fato de que a investigação deveria ter sido realizada por uma comissão processante específica, com escolha dos integrantes mediante sorteio, e não pela Comissão de Ética.

O relator da comissão responsável pelas investigações, vereador Adriano Cottica, havia dado parecer favorável à cassação. Segundo ele, após as oitivas e a verificação das provas documentais, havia fortes indícios de que Neco teria, de fato, ficado com parte do salário da servidora da Prefeitura.

Contudo, na votação prevaleceram os argumentos da defesa, o que garantiu a permanência de Neco no cargo de vereador.

Dos 13 edis, 12 compareceram à sessão. Isso porque com a licença do vereador titular Adriano Backes, que no início desta semana assumiu o cargo de secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, o suplente Reinar Seyboth ainda está no prazo de cinco dias úteis para decidir se assumirá ou não a vaga na Câmara de Vereadores.

Outro vereador titular ausente foi Arion Nasihgil. Por ter sido testemunha durante o processo contra Neco, ele declarou-se impedido de votar. Em seu lugar votou a vereadora suplente Maria Amália Ritt Haab.

Além de Adriano Cottica, integraram a comissão do Conselho de Ética neste caso os vereadores Josoé Pedralli, como presidente, e Vanderlei Sauer, como membro.

Assessoria 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá