Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

19/09/19 às 16:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE), responsável por zelar pelo serviço público íntegro e ético, terá mais servidores em suas coordenadorias. Nesta semana, dez já começaram a capacitação para desempenhar atividades de investigação administrativa, auditoria, acompanhamento de denúncias e de reclamações e implantação do programa de compliance, entre outras atividades de combate à corrupção.

Os recém-nomeados fazem parte dos 100 servidores aprovados em concurso de 2017 e empossados quarta-feira (18) pelo vice-governador Darci Piana. Eles puderam escolher o local de trabalho, conforme a classificação obtida, e os que optaram pela CGE começaram, já segunda-feira (16), a capacitação para se integrarem ao novo trabalho.

“Alguns deles irão para a área de auditoria, uma ferramenta nova na CGE que seguirá o modelo internacional da IA-CM. Assim a CGE assume ação protagonista, ativa e de suporte ao servidor”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. Ele se referiu ao Modelo de Avaliação da Capacidade de Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) IA-CM, idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – IIA.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

As equipes da CGE irão a campo para auditorias e conferência de cumprimento de contratos ou convênios, entre outros trabalhos. “Pretendemos alcançar, com ações da Controladoria, todo o Paraná e, assim fechar o cerco a quem negligencia a ética no serviço público para obter vantagens pessoais”, ressaltou Siqueira.

O controlador-geral reforçou que o interesse maior, conforme orientação desta administração estadual, é que a população volte a confiar no Estado, mas para isso os servidores têm que estar comprometidos com esse objetivo. “O governador, os secretários de estado, gestores e os servidores terão a segurança que suas ações estarão dentro dos perfis de integridade ética e combate à corrupção”, completou o controlador-geral.

REESTRUTURAÇÃO – As áreas que receberam novos servidores estão sendo reestruturadas pela CGE para ampliar suas atuações. Uma delas é a Coordenadoria de Controle Interno, que receberá boa parte dos novos integrantes. Sua finalidade é planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno do Governo do Estado.

Para que o trabalho seja efetivo e eficiente, cada órgão estadual tem um agente de Controle Interno, outro de Transparência e mais um de Compliance. Os três formam o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC), coordenado pelas respectivas coordenadorias da CGE. Luci de Andrade Netska, coordenadora de Controle Interno, reforçou que a independência é um dos princípios do setor, responsável por conferir a conformidade com normas e com planejamento.

“Hoje, boa parte dos servidores que integram os NIC está vinculada aos próprios órgãos. Com esse aporte de pessoal, há a possibilidade de destacarmos alguém da CGE para esses núcleos, garantindo mais independência de atuação”, afirmou Luci.

EXPECTATIVAS – Jackson Vinicius Seixas, um dos novos contratados, queria trabalhar em um órgão com as características da CGE. “Tenho a convicção que o serviço público só pode ser melhor com ética e responsabilidade. Para mim, foi muito simples escolher. Vou trabalhar em prol da sociedade”, declarou.

A natureza do serviço desenvolvido pela CGE também atraiu Sérgio Utiyama. “Quero fazer meu melhor como parte desta equipe e mostrar com orgulho para minha família e para a sociedade que a CGE é um órgão sério e que busca trabalhar para a sociedade”, comentou Sérgio.

Mauro do Nascimento Neto veio de São Paulo e estudava para a Controladoria Geral da União (CGU). “Foi uma alegria ter a possibilidade de trabalhar na CGE. Desenvolver um bom trabalho no serviço público sempre foi o que quis fazer. A CGE é um setor muito promissor”, resumiu Mauro.

A Controladoria-Geral do Estado atraiu Marlon Stafin por conta dos desafios que surgirão com a nova estrutura e ampliação da atuação. “É um órgão que está diretamente relacionado com o bem-estar da população e oferece bastante desafio e possibilidade de crescimento profissional”, afirmou Marlon.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá