Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

O retorno do compositor João Santana

10/02/19 às 07:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O marqueteiro João Santana, condenado na Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro, e desde outubro do ano passado em prisão domiciliar, voltou a fazer letras de música com parceiros do antigo grupo Bendegó - entre eles, Winston Barreto, o Gereba, de 73 anos, e em plena atividade artística. Santana tem 66. "Depois de 40 anos, voltamos a compor", disse Gereba ao Estado. "Já fizemos 12 músicas, e o João continua aquele poeta fera, de alto nível, muito melhor do que antes."

Entre as músicas que fizeram, está O Lema de Rondon - uma homenagem de Patinhas, seu apelido artístico nos velhos tempos, ao marechal e sertanista Cândido Rondon (1865-1958). O lema do militar, que consta da letra, é: "Morrer, se preciso for; matar, nunca". Santana deixou o cabelo crescer e está usando barbicha. "Parece um filósofo grego", comparou Gereba.

O outro parceiro de Santana/Patinhas é Jair Ventura dos Santos, o Kapenga, igualmente ex-Bendegó, e responsável pela parte musical das campanhas políticas nos tempos em que o marqueteiro atuava nesse ramo. Somando Gereba e Kapenga, as músicas já chegam a 30. "João ainda não resolveu como e quando o trabalho será divulgado, mas estamos conversando sobre isso", disse Gereba. Algumas das novas letras de Santana homenageiam grandes compositores de samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho. Gereba e Kapenga estão na lista autorizada de visitas que o marqueteiro pode receber.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

João Santana e sua mulher, Mônica Moura, marqueteiros do PT e de outros partidos, foram alvo da 23.ª fase da Operação Lava Jato, de fevereiro de 2016, acusados de receber milhões de dólares em conta secreta no exterior e no Brasil. As duas sentenças do então juiz Sérgio Moro, o hoje ministro da Justiça, condenaram o casal, somadas as penas, a 15 anos de prisão. Como fizeram delação premiada, passaram a cumprir as penas em regime domiciliar, com tornozeleira eletrônica. O regime passará a semiaberto - quando poderão sair para trabalhar de dia, voltando à noite - em abril.

Interlagos

O domicílio-prisão é a casa de Santana no condomínio fechado Interlagos, de alto padrão, em Camaçari, próximo a Salvador. Há pouco mais de três meses, ele perdeu a mãe, dona Helena. Circulam pela casa três netos ainda na fralda - o mais velho, de 2 anos -, filhos dos filhos de Mônica Moura.

Além de compor com a turma do Bendegó - alguns discos estão disponíveis no YouTube -, Santana está próximo de concluir um livro sobre marketing político. Entre suas conquistas na profissão que o tornou milionário, estão a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, igualmente condenado na Lava Jato e preso desde abril do ano passado, e as duas eleições da presidente Dilma Rousseff, depois alvo de impeachment. Procurado pelo Estado, João Santana não deu retorno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá