Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Partido Novo pede que TSE barre candidatura de Lula

16/08/18 às 22:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Partido Novo entrou nesta quinta-feira, 16, com um pedido para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado na Lava Jato. Essa é a sétima ação de impugnação apresentada contra o registro de candidatura do petista à Presidência da República.

Na ação do Novo, a legenda pede que o ex-presidente seja impedido de ser tratado como candidato na propaganda eleitoral de rádio e TV, bem como não possa usar os recursos dos Fundos Partidário e Eleitoral e que o seu nome não seja incluído nas pesquisas e nos debates.

Nesta quarta-feira, 15, alguma horas depois do registro de Lula ser realizado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao TSE que barre a candidatura do ex-presidente. Na busca de um desfecho rápido para o caso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou hoje que a Corte comece a contar a partir desta quinta-feira, 16, o prazo de sete dias para a manifestação da defesa de Lula sobre a impugnação do registro de candidatura.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, e sua coligação também contestaram o pedido de registro do petista, sob o argumento de sua condenação na Operação Lava Jato. O pedido foi apresentado nesta quinta. Também entraram com ações os candidatos a deputado federal Kim Kataguiri (DEM), um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), e o ator Alexandre Frota (PSL).

Além dos quatro pedidos encaminhados entre a noite de quarta-feira e esta quinta, outros dois foram protocolados no TSE - um pelo professor e advogado Marcelo Feliz Artilheiro, filiado ao PSDB em Santa Catarina, e outro pelo advogado Fernando Aguiar dos Santos, de São Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá