Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paulo Porto participa de reunião para debater o transporte público

29/01/20 às 15:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Representantes de sindicatos, estudantes e coletivos de Cascavel se reuniram na Câmara Municipal junto com o vereador Paulo da reunião foi expor a situação atual de quem usa o sistema transporte coletivo observando as necessidades e os problemas que o serviço tem.

Uma situação que afeta diretamente quem usa ônibus em Cascavel é o aumento da tarifa, que ocorre todos os anos. O problema não está no aumento da tarifa propriamente, já que é previsto em contrato, mas sim nos valores que são propostos pelas empresas. O valor que é pago no transporte público em Cascavel é um dos mais caros do Brasil, e não se sabe o porquê, já que as planilhas de custos que são apresentadas pelas empresas não são auditadas pela Prefeitura, e não é possível saber ao certo os números das empresas.

No início de 2020 as empresas do transporte coletivo propuseram o aumento na tarifa ao poder público. O valor proposto chegou a R$ 4,60, quase 20% de reajuste dos atuais R$ 3,90. As empresas de ônibus recebem por número de passageiros que transportam.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Porto lembra que o Prefeito Paranhos prometeu fazer uma auditoria nas empresas do transporte público do município. “Já se passou mais de um ano da promessa do Paranhos para a realização da auditoria externa e até agora ele não cumpriu” diz. O vereador acredita que uma das únicas formas de saber da real situação sobre os custos que as empresas têm é uma auditoria “Ninguém sabe quanto as empresas realmente gastam para fazerem o transporte de passageiros na cidade” afirma, “Elas podem informar qualquer valor que não existe ferramentas para que possamos confrontar, pois não existe auditoria nem pela Prefeitura e nem por empresa externa, algo que é importantíssimo para se definir os valores das tarifas, por exemplo” conclui.

O transporte coletivo municipal é uma concessão pública que é cedida pela Prefeitura através de licitação. O atual contrato vence no final de 2021, mas já existe uma possibilidade de antecipar essa licitação para esse ano, o que soa estranho já que estamos em ano eleitoral.

A organização da sociedade é fundamental para que os serviços públicos sejam executados com qualidade, dignidade e transparência para a população. “É fundamental que a sociedade cascavelense, que os sindicatos de classes, que o usuário e usuária se posicionem em relação a concessão pública do transporte urbano, nós não podemos ficar reféns das propostas do Executivo e dos empresários” afirma Porto. “É importante que a população participe de forma ativa desse debate com suas contribuições e sugestões para a melhoria do transporte coletivo. Para que seja mais humanizado e seja bom para a população e para quem utiliza, e não apenas bom para os empresários” conclui.


Assessoria de Imprensa/Mandato Paulo Porto

© Copyright 2023 Grupo Tarobá