Política

Paulo Porto participa de reunião para debater o transporte público

29 jan 2020 às 15:40

Representantes de sindicatos, estudantes e coletivos de Cascavel se reuniram na Câmara Municipal junto com o vereador Paulo da reunião foi expor a situação atual de quem usa o sistema transporte coletivo observando as necessidades e os problemas que o serviço tem.

Uma situação que afeta diretamente quem usa ônibus em Cascavel é o aumento da tarifa, que ocorre todos os anos. O problema não está no aumento da tarifa propriamente, já que é previsto em contrato, mas sim nos valores que são propostos pelas empresas. O valor que é pago no transporte público em Cascavel é um dos mais caros do Brasil, e não se sabe o porquê, já que as planilhas de custos que são apresentadas pelas empresas não são auditadas pela Prefeitura, e não é possível saber ao certo os números das empresas.

No início de 2020 as empresas do transporte coletivo propuseram o aumento na tarifa ao poder público. O valor proposto chegou a R$ 4,60, quase 20% de reajuste dos atuais R$ 3,90. As empresas de ônibus recebem por número de passageiros que transportam.

Porto lembra que o Prefeito Paranhos prometeu fazer uma auditoria nas empresas do transporte público do município. “Já se passou mais de um ano da promessa do Paranhos para a realização da auditoria externa e até agora ele não cumpriu” diz. O vereador acredita que uma das únicas formas de saber da real situação sobre os custos que as empresas têm é uma auditoria “Ninguém sabe quanto as empresas realmente gastam para fazerem o transporte de passageiros na cidade” afirma, “Elas podem informar qualquer valor que não existe ferramentas para que possamos confrontar, pois não existe auditoria nem pela Prefeitura e nem por empresa externa, algo que é importantíssimo para se definir os valores das tarifas, por exemplo” conclui.

O transporte coletivo municipal é uma concessão pública que é cedida pela Prefeitura através de licitação. O atual contrato vence no final de 2021, mas já existe uma possibilidade de antecipar essa licitação para esse ano, o que soa estranho já que estamos em ano eleitoral.

A organização da sociedade é fundamental para que os serviços públicos sejam executados com qualidade, dignidade e transparência para a população. “É fundamental que a sociedade cascavelense, que os sindicatos de classes, que o usuário e usuária se posicionem em relação a concessão pública do transporte urbano, nós não podemos ficar reféns das propostas do Executivo e dos empresários” afirma Porto. “É importante que a população participe de forma ativa desse debate com suas contribuições e sugestões para a melhoria do transporte coletivo. Para que seja mais humanizado e seja bom para a população e para quem utiliza, e não apenas bom para os empresários” conclui.


Assessoria de Imprensa/Mandato Paulo Porto

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá