Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PGR pede informações sobre inquérito para investigar ameaças a ministros do STF

15/03/19 às 20:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta-feira, 15, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que forneça informações sobre o inquérito criminal instaurado nesta quinta-feira, 14, para apurar ameaças e notícias falsas contra membros da Suprema Corte, que tramita em sigilo. Segundo a assessoria da PGR, foram requisitadas informações sobre os fatos que serão apurados no caso e os fundamentos para processar a investigação. Para a chefe da PGR, a instauração de inquérito de "ofício", ou seja, sem pedido do Ministério Público, tem potencial de afetar a imparcialidade do Poder Judiciário.

Entre os alvos da apuração estão procuradores da força-tarefa da Lava Jato, como o coordenador do grupo em Curitiba, Deltan Dallagnol, e Diogo Castor, e auditores da Receita Federal. O procedimento foi instaurado pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, em reação a ataques em redes sociais e críticas de procuradores. Ao anunciar o processo, Toffoli não explicou publicamente quais fatos seriam apurados. O comunicado foi feito na sessão em que o STF definiu que crimes comuns, como corrupção, são julgados pela Justiça Eleitoral quando há conexão com caixa dois - decisão fortemente criticada por membros do Ministério Público, que veem no entendimento uma ameaça a Lava Jato.

A falta de informações detalhadas sobre o inquérito é apontada no documento apresentado por Raquel ao STF. Nele, a procuradora destacou o fato de não terem sido indicadas pessoas cuja prerrogativa de foro por função devem ser investigadas pelo próprio STF, ou seja, porque o inquérito deve tramitar na Suprema Corte. Segundo Raquel, a instauração de inquérito de ofício - sem pedido do Ministério Público - tem potencial de afetar a imparcialidade do Poder Judiciário.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A chefe da PGR observou que, conforme a legislação, são restritas as possibilidades de órgãos do Poder Judiciário conduzirem a fase preliminar de um inquérito. Ao determinar a abertura do processo - o que é raro na Corte - Toffoli atribuiu a relatoria ao ministro Alexandre de Moraes, que poderá requisitar ao tribunal e a órgãos de investigação o que considerar necessário. No documento, Raquel afirmou que a Justiça, em respeito ao sistema penal acusatório no país, tem se reservado o papel de garantir correção das investigações, não de realizá-las.

Raquel já havia sido contra a abertura de um inquérito de ofício pela Segunda Turma da Corte, que mandou investigar supostos abusos no transporte do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entre estabelecimentos prisionais. A proposta partiu do ministro Gilmar Mendes.

"Os fatos ilícitos, por mais graves que sejam, devem ser processados segundo a Constituição. Os delitos que atingem vítimas importantes também devem ser investigados segundo as regras constitucionais, para a validade da prova e para isenção no julgamento", afirmou a chefe da PGR.

A abertura do inquérito já foi alvo de ressalvas de um ministro do próprio STF. Ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou nesta sexta-feira que a Corte deveria "observar suas próprias tradições" e colocar-se acima de "discussões rasteiras".

"O Supremo é um órgão julgador e não um órgão acusador. Se houver necessidade de alguma ação ser tomada diante desses acontecimentos, quem deve fazê-lo é a procuradora-geral da República, Raquel Dodge", acrescentou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá