Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Policial Madril estuda instituição do programa IPTU Verde em Cascavel

25/01/21 às 14:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vereador Policial Madril (PSC) está elaborando um projeto de lei para instituir o Programa IPTU Verde no Município de Cascavel. O objetivo da lei é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando, em contrapartida, benefício tributário ao contribuinte.

O benefício consiste em reduzir o Imposto Territorial Urbano – IPTU aos proprietários de imóveis residenciais (incluindo condomínios horizontais e prédios) que adotem medidas que estimulem a proteção, a preservação e a recuperação do meio ambiente, como por exemplo, captação e reutilização de águas, captação de energia solar, construções com material sustentável, utilização de energia passiva, dentre outras iniciativas de conservação e preservação a serem avaliadas pelo Poder Executivo.

O percentual de desconto sobre o IPTU será de 5% sobre cada item que for devidamente implementado e comprovado junto ao órgão competente, podendo chegar ao limite de 15%. Os contribuintes interessados em obter o incentivo fiscal deverão protocolar requerimento junto ao órgão competente, descrevendo as medidas implantadas no imóvel até o fim do ano anterior ao ano da cobrança para que a concessão do benefício seja efetivada. “A adoção de incentivos fiscais alinhados à preservação ambiental são estratégias que já vem sendo desenvolvidas em diversas cidades no Brasil, e o que buscamos com o projeto é que Cascavel siga no mesmo caminho, rumo a um futuro cada vez mais sustentável”, conclui Policial Madril.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No Brasil, já são 65 municípios com mais de 200 mil habitantes que adotam o IPTU Verde. A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 225, que é um direito de todos ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, definido enquanto bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Determina, ainda, o dever do poder público e da coletividade de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Segundo Madril, “ao implementar políticas públicas que priorizem o desenvolvimento sustentável da cidade de Cascavel, o projeto vai de encontro com esta previsão constitucional, garantindo assim, maior qualidade de vida para a população e, principalmente, a preservação do meio ambiente”.

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá