Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito Marcio depõe segunda-feira sobre o caso Adelar

01/07/19 às 08:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon recebeu, na tarde de quinta-feira (27), ofício do prefeito Marcio Rauber. Ele anuncia que irá prestar depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, referente ao caso envolvendo o vereador Adelar Neumann. A instrução está confirmada para segunda-feira (1º), às 8h30 da manhã, na Casa de Leis, conforme sugeriu a comissão processante. 

A intimação do prefeito foi solicitada pelo advogado Luciano Katarinhuk, que atua na defesa de Adelar. Após o depoimento de testemunhas na manhã de terça-feira (25), em que algumas citaram o nome do chefe do Executivo Municipal, Katarinhuk entendeu ser imprescindível a instrução com Marcio Rauber para melhor esclarecimento dos fatos.

O vereador Adelar Neumann responde a processo disciplinar – que pode levar à cassação do mandato –, sob a acusação de exigir parte de salário de funcionário comissionado da Prefeitura, que teria sido indicado por ele ao cargo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A comissão processante que apura a denúncia no âmbito legislativo é formada pelos vereadores Josoé Pedralli, presidente; Adriano Cottica, relator; e Portinho, membro. 

Adelar Neumann, que chegou a ser preso em operação do Gaeco e também responde pela denúncia na Justiça, nega a acusação.

O mesmo caso também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara de Vereadores: a CPI dos Comissionados. O objetivo é apurar a possível compra de apoio político do prefeito, por meio da nomeação de servidores municipais indicados por vereadores. 

Antes de ser intimado a depor sobre o caso Adelar, Marcio Rauber havia sido convocado para prestar depoimento esta semana também na CPI das Pedras. Porém, ele não acatou a notificação, pois ela não teria observado o direito legal do prefeito de definir o dia, hora e local a ser inquirido. 

Já a comissão processante do caso Adelar, em atendimento às disposições legais a que havia se referido o mandatário municipal, sugeriu que o depoimento fosse realizado na próxima segunda-feira, o que foi acatado pelo prefeito.

O presidente do Conselho de Ética, vereador Pedralli, entende como muito importante a audiência com Marcio Rauber para o esclarecimento dos fatos atribuídos ao vereador Adelar. “O prefeito está atrelado nas nomeações do Executivo Municipal. De alguma forma, ele teve participação direta ou indireta envolvendo pessoas deste caso. A vinda do prefeito para prestar estes devidos esclarecimentos vem ao encontro da verdade e da transparência de todo este processo”, reforça Pedralli. 


Com informações de Assessoria 

Fonte: Aqui Agora


© Copyright 2023 Grupo Tarobá