Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura quer extinguir diretoria ocupada por réu na Operação ZR3

15/05/18 às 20:20 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina pretende extinguir a Diretoria de Loteamentos, ligada à Secretaria de Obras, e transferir a competência de aprovação de projetos de novos loteamentos para o Ippul. A medida consta de três projetos de lei enviados à Câmara, que podem contribuir para impedir esquemas de corrupção como o investigado pela Operação ZR3, deflagrada em janeiro deste ano.

A Diretoria de Loteamentos era ocupada por Ossamu Kaminagakura, réu na ZR3 preso em fevereiro deste ano acusado ter praticado corrupção passiva na aprovação de loteamentos e emitido pareceres em troca de propina.

Para o presidente do Ippul Roberto Alves Lima, a medida tem o objetivo aperfeiçoar o processo de aprovação de loteamentos para garantir que o interesse público prevaleça. “Nós entendemos que seria extremamente prudente o processo se dar todo no órgão de planejamento do município, o que também significaria ganho de tempo”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

LEIA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO ZR3:

Gravações de investigados mostram a importância da propina para o zoneamento

- "Tem que agradar os vereadores", diz ex-presidente do Ippul a empresário

- Vereador pediu R$ 1 mi e afirmou que isso é "normal no meio público", diz testemunha do Gaeco

Lima informou que o prefeito Marcelo Belinati (PP) autorizou a contratação de dois arquitetos e dois geógrafos, que irão compor uma equipe multidisciplinar para atuar na área. A equipe também deve contar com servidores transferidos da Secretaria de Obras.  

Outras mudanças 

Os outros dois projetos de lei elaborados pelo executivo são propostas de emenda à Lei Orgânica do Município. A primeira proposta prevê que projetos de alteração de zoneamento urbano tenham que ser aprovados pelo Ippul para tramitar na Câmara. Em caso de parecer contrário pelo órgão de planejamento, o projeto deverá ser arquivado pelo Legislativo.

A segunda proposta proíbe a participação nos conselhos municipais de profissionais que atuem com fins particulares em processos de loteamento. Esse era o caso de Luis Guilherme Alho e Cleuber Moraes, que integravam o Conselho Municipal das Cidades (CMC).

 Segundo os promotores do Gaeco, eles elaboravam estudos de impacto ambiental usados para fraudar mudanças no zoneamento da cidade em troca de propina.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá