Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidente Temer 'acha' que Rossi foi intermediário que ofereceu jato da JBS

09/06/17 às 10:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente Michel Temer disse a aliados que "acha" que viajou de São Paulo a Comandatuba, na Bahia, em um jato da JBS por intermediação do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff). Temer e sua família usaram a aeronave em janeiro de 2011, quando ele já era vice-presidente.

Temer tem alegado que o episódio foi "há muito tempo" e não consegue se lembrar de todas as viagens que já fez. Quando veio à tona a informação de que o jato fora emprestado por Joesley Batista, o Palácio do Planalto primeiramente negou. A aliados, o presidente dizia que não se lembrava. "Isso tem mais de seis anos", afirmou, segundo um de seus auxiliares.

A fim de esclarecer o episódio usado por Joesley para mostrar "proximidade" com Temer, o presidente solicitou uma pesquisa sobre suas viagens. Ele pediu também para sua assessoria repassar as informações à imprensa. Segundo relato de auxiliares de Temer no Planalto, foi após conversar com sua mulher, Marcela, e com a checagem de sua assessoria dos voos realizados que o presidente pediu a correção da informação.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O Planalto emitiu uma nova nota confirmando o voo com duas informações consideradas "absolutamente desnecessárias" pelos interlocutores de Temer: o desconhecimento sobre o proprietário do jato e o fato de a viagem ter sido realizada como um "favor". De acordo com eles, esses fatores deram uma proporção muito maior do que esperavam ao episódio.

Apesar disso, o Planalto tenta minimizar a repercussão. Assessores do presidente alegam que não há irregularidade no "favor" e a prática seria comum no meio político. Tentam justificar ainda que a viagem foi realizada logo nos primeiros dias que ele chegou à Vice-Presidência, quando ainda não estava familiarizado com as formalidades de sua nova posição.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), seguiu essa linha de argumentação. "Não vejo nada demais. Não é um tipo de irregularidade ir a um evento de empresários em um avião. Não vejo nenhum problema, a não ser o alarde político por causa do momento. Esse é um assunto menor diante dos problemas que o País está vivendo", afirmou o senador.

De acordo com Jucá, o presidente pegou uma carona, "como diversas autoridades pegam carona em avião". Ele alegou que Temer usou a aeronave para ir a um evento público, um encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Entretanto, o presidente não usou o jato para o evento, mas para uma viagem particular de sua família.

Amigo

A família de Wagner Rossi informou que ele não vai se manifestar sobre a possível intermediação que teria feito no empréstimo do avião para o uso particular do então vice-presidente. Wagner Rossi é pai do líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (PMDB-SP).

Em maio, após ser citado na delação de Joesley por ter recebido R$ 100 mil por mês de "mensalinho" por um ano, Wagner Rossi admitiu conhecer o empresário e tê-lo apresentado a Temer. O ex-ministro, porém, refutou o fato de ter recebido "mesada" da companhia e afirmou que prestou "colaboração remunerada" à J&F, holding dona da JBS, após deixar o cargo e passar pelo período de quarentena. (Colaborou Isabela Bonfim)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá