Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidentes de seção passam por treinamento no Fórum Eleitoral de Londrina

29/08/22 às 20:03 - Escrito por Redação Tarobá News

Para ficar por dentro de todas as suas responsabilidades e atribuições, presidentes de seção eleitoral de Londrina e Tamarana passaram por treinamento que teve início nesta segunda-feira (29). O grupo conta com 1.165 pessoas que trabalharão nesta função nas eleições gerais de 2022.


Para os presidentes de seção o treinamento é presencial. A capacitação será aplicada a todos até o final de setembro. Tem cerca de uma hora de duração, com palestras e atividades práticas, simulando o dia de votação.


Londrina e Tamarana têm 3.495 mesários e secretários de seção que farão o treinamento de forma remota por meio de um aplicativo de celular fornecido pela Justiça Eleitoral. A capacitação poderá ser concluída até a véspera das eleições.


Uma das mudanças dessa eleição é a de que o eleitor estará proibido de entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho terá que ser entregue ao mesário. O objetivo é garantir o sigilo do voto e evitar o assédio dos candidatos. Quem descumprir a regra estará sujeito a dois anos de prisão.


“Se houver necessidade, o presidente de seção que está aqui em treinamento tem o poder de polícia, que é o que se chama lá. Ele pode chamar a Polícia Militar para fazer cumprir as determinações dele, que são determinações da Justiça Eleitoral”, afirmou o juiz eleitoral Maurício Boer.


Outra preocupação é a polarização das eleições e os ataques às urnas eletrônicas. Por isso a orientação aos mesários. “Frisar muito a questão da neutralidade, da serenidade. Nós estamos nos encaminhando para uma eleição muito polarizada”, reforçou o juiz.


O primeiro turno acontece em 2 de outubro e o segundo turno, se houver, será em 30 de outubro. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá