Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidentes de seção passam por treinamento no Fórum Eleitoral de Londrina

29/08/22 às 20:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Para ficar por dentro de todas as suas responsabilidades e atribuições, presidentes de seção eleitoral de Londrina e Tamarana passaram por treinamento que teve início nesta segunda-feira (29). O grupo conta com 1.165 pessoas que trabalharão nesta função nas eleições gerais de 2022.


Para os presidentes de seção o treinamento é presencial. A capacitação será aplicada a todos até o final de setembro. Tem cerca de uma hora de duração, com palestras e atividades práticas, simulando o dia de votação.


Londrina e Tamarana têm 3.495 mesários e secretários de seção que farão o treinamento de forma remota por meio de um aplicativo de celular fornecido pela Justiça Eleitoral. A capacitação poderá ser concluída até a véspera das eleições.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Uma das mudanças dessa eleição é a de que o eleitor estará proibido de entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho terá que ser entregue ao mesário. O objetivo é garantir o sigilo do voto e evitar o assédio dos candidatos. Quem descumprir a regra estará sujeito a dois anos de prisão.


“Se houver necessidade, o presidente de seção que está aqui em treinamento tem o poder de polícia, que é o que se chama lá. Ele pode chamar a Polícia Militar para fazer cumprir as determinações dele, que são determinações da Justiça Eleitoral”, afirmou o juiz eleitoral Maurício Boer.


Outra preocupação é a polarização das eleições e os ataques às urnas eletrônicas. Por isso a orientação aos mesários. “Frisar muito a questão da neutralidade, da serenidade. Nós estamos nos encaminhando para uma eleição muito polarizada”, reforçou o juiz.


O primeiro turno acontece em 2 de outubro e o segundo turno, se houver, será em 30 de outubro. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá