Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Procuradoria denuncia Marinho por desvios no Museu do Trabalho

14/07/17 às 08:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e atual presidente estadual do PT, Luiz Marinho, por dispensa ilegal de licitação e peculato na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador. A denúncia, subscrita pela procuradora da República Fabiana Rodriguez de Sousa Bortz, foi distribuída para a Justiça Federal em São Bernardo do Campo.

Além de Marinho, a procuradoria acusa outros 21 envolvidos no empreendimento. O ex-prefeito e os outros acusados foram investigados na Operação Hefesta - ação integrada da Procuradoria da República, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União -, desencadeada em dezembro do ano passado.

A procuradoria aponta suposto desvio de R$ 7,9 milhões no projeto idealizado por Marinho para abrigar acervo da história sindical no ABC paulista.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A Polícia Federal apontou desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura de São Bernardo. Segundo a PF, há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação.

As obras do museu foram iniciadas em 2012 e estavam previstas para durar nove meses, mas até hoje não foram concluídas. O espaço está em construção ao lado do Paço Municipal. A Justiça já havia decretado a suspensão das obras.

A procuradoria apontou que houve restrição de competitividade na licitação e duplicidade de pagamentos.

A reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" entrou em contato com o Diretório Estadual do PT em São Paulo, que até a conclusão desta edição não havia se pronunciado sobre o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá