Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto de lei obriga presença de intérprete de Libras em eventos oficiais

25/04/19 às 16:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O deputado Subtenente Everton (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) um projeto de lei(nº 247/2019) que obriga a inclusão de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os eventos públicos oficiais do Paraná. “Todos têm direito à informação e devemos promover isso às pessoas com deficiências através da inclusão”, explicou o deputado.

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida pela Lei federal nº 10.436/2002 como meio legal de comunicação e expressão. A legislação estabelece ainda que devem ser garantidos pelo poder público formas de apoio e difusão desse instrumento. “Temos que promover a inclusão e disponibilizar um intérprete de Libra nos eventos oficiais é uma forma de contribuir com o deficiente auditivo”, disse o deputado.  Pela proposta, o Poder Executivo será o responsável pela regulamentação da presente lei.  

Cidadania – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que no Brasil existem perto de 28 milhões de pessoas com problemas ligados à audição. Isso representa 14% da população brasileira. Já pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 9,8 milhões de brasileiros sofrem de deficiência auditiva. Este número representa 5,2% da população brasileira, da qual 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Estima-se também que cerca de 20% das crianças brasileiras com idade pré-escolar sofrem de alguma deficiência auditiva. “Estes dados assustam e devem ser analisados com cuidado. E nós temos que promover a inclusão. E este projeto visa isso”, afirmou. Entre as conquistas dos deficientes auditivos, há também o decreto nº 5.626, tornando obrigatória a disciplina de Libras nos cursos de formação de professores de nível médio e superior. Outros ganhos são os cursos de Libras, tradutores e intérpretes para professores de instituições federais. O decreto também dispõe sobre o poder público e empresas no apoio ao uso e difusão da Libras.

 

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá