Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto que visa multar veículos barulhentos será votado pela Câmara de Vereadores

14/07/21 às 16:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A votação do projeto de lei que institui o controle da poluição sonora veicular em Londrina está na pauta da sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (15). O projeto será votado em primeira discussão.

Proposto pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), o projeto visa proibir a emissão de ruídos acima dos limites previstos em resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) por quaisquer acessórios, dispositivos, equipamentos ou componentes de veículos automotores.

Conforme a proposta, será aplicada multa de R$ 500,00 ao infrator, valor que duplicará em caso de reincidência em um período de até 12 meses. A multa será aplicada ao proprietário do veículo. Na impossibilidade de identificação do proprietário, a penalidade será imposta ao condutor.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A constatação da infração, a notificação do infrator e a aplicação das respectivas penalidades serão feitas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal do Ambiente e Secretaria Municipal de Defesa Social – neste último caso, por meio da Guarda Municipal de Londrina.

Ainda conforme o PL, veículos de órgãos de segurança pública, veículos militares, veículos de competições devidamente autorizadas, maquinário agrícola e máquinas utilizadas na terraplanagem e pavimentação, não serão abrangidos pela lei se estiverem sendo utilizados ao fim a que se destinam.

Na justificativa do projeto, o prefeito afirma que a Administração tem recebido inúmeras reclamações sobre ruídos causados por automóveis e motocicletas, e que a poluição sonora é considerada prejudicial à saúde não só de pedestres e motoristas, como da população em geral, principalmente daqueles que residem ou trabalham nas proximidades.

Para ser aprovado em primeira discussão, o projeto precisa receber 10 votos favoráveis.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá