Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Propinas em vinho francês para Cabral chegavam ao País em transporte refrigerado

16/08/18 às 22:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Operação Golias, nova etapa da Lava Jato, deflagrada nesta quinta-feira, 16, afirma que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) recebeu propina de R$ 6 milhões para a contratação do Prosper no processo de leilão do Banco do Estado do Rio de Janeiro (BERJ). A vantagem teria sido paga em dinheiro e também em vinhos importados. As bebidas chegavam da França e de outras praças ao Brasil "em transporte refrigerado".

A Procuradoria da República suspeita que o banqueiro Edson Figueiredo Menezes, ex-presidente do Prosper e ex-presidente da Bolsa de Valores do Rio, acertou o pagamento da propina diretamente com Cabral.

"Essas garrafas vinham de leilões internacionais. Eram adquiridas pelo Edson Menezes no mercado internacional e vinham em transporte refrigerado para o Brasil. Eram entregues, segundo o colaborador Carlos Miranda, na casa do Paulo Fernando Magalhães Pinto, que era um dos assessores do Sérgio Cabral", afirmou a procuradora da República Fabiana Schneider, da força-tarefa da Lava Jato Rio.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A Operação Golias mostra que parte das garrafas era destinada ao apartamento do Leblon, de Cabral, e parte ia para Mangaratiba, onde o ex-governador tinha uma casa de luxo.

A investigação aponta que Cabral condicionou a realização do leilão do BERJ, somada à folha de pagamento dos servidores do Estado do Rio, à contratação do Prosper para recebimento de propinas.

Em contrapartida, o ex-presidente do Prosper Edson Menezes, o "Gigante", preso pela Golias nesta quinta, 16, faria pagamentos ao grupo do ex-governador em espécie e por meio da aquisição de vinhos de mais de mil dólares a unidade no mercado internacional.

Em delação premiada, o operador Carlos Miranda contou que "Gigante" passou a pagar propina por meio da entrega de vinhos por causa de "problemas jurídicos" do Prosper. As bebidas eram pagas por meio de uma offshore, a Remo Investments Ltd, controlada por "Gigante".

A força-tarefa da Lava Jato Rio afirmou ao juiz federal Marcelo Bretas, que "o pagamento da propina deu-se pela contratação formal (por dispensa de licitação) da Fundação Getúlio Vargas para realizar a 'precificação' da licitação para terceirizar a administração da folha de pagamento dos servidores do Estado do Rio de Janeiro".

O valor total da propina, segundo os investigadores, chegaria a R$ 6 milhões.

"Ocorre que, a contratação da FGV foi realizada apenas para encobrir o verdadeiro contratado, qual seja, o Banco Prosper", apontaram os procuradores.

Defesas

O advogado de Menezes, Alexandre Lopes, afirmou que Miranda é "mentiroso". Nenhum representante do Prosper foi localizado. No site da instituição uma mensagem diz que "foi cessada a liquidação extrajudicial a que o Banco Prosper S/A havia sido submetido desde 14 de setembro de 2012".

O advogado Rodrigo Roca, que defende Cabral, afirmou que o emedebista "nunca favoreceu ou participou de negociatas para beneficiar bancos, empresas ou instituições de qualquer natureza". "O ex-governador desconhece ilícitos relacionados com o Berj."

A FGV, em nota, afirmou que contratou em 2006 os serviços do Prosper "em decorrência de sua notória experiência em relação à Bolsa de Valores". "A contratação, sem que houvesse qualquer indicação, se deu por o Banco Prosper, além de deter toda a experiência necessária, aceitar trabalhar com base no risco, ou seja, apenas receberia se houvesse êxito no leilão, o que só ocorreu no terceiro certame, realizado em 2011."

Segundo a fundação, "não é correto afirmar que a FGV tenha recebido ou pago qualquer valor relativo à folha de pagamentos dos servidores do Estado". "Todos os valores e condições do leilão, assim como da contratação da FGV, foram publicamente divulgados, não tendo a FGV conhecimento de qualquer irregularidade no leilão, que foi organizado pela Bolsa de Valores mediante um processo transparente."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá