Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PROS declara apoio a Marília Arraes (PT) em Pernambuco

21/07/18 às 13:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O PROS vai formalizar o apoio à candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco para as eleições 2018, na próxima semana, indicando o secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), Maurício Rands, para a chapa majoritária. Com uma das vagas ao Senado destinada ao deputado federal Sílvio Costa (Avante) e a outra reservada para a reeleição de Humberto Costa (PT), Rands deve ocupar o cargo de candidato a vice-governador.

Segundo apurou a reportagem, o diretório estadual do PROS - que desde abril mantinha uma postura de independência - se reunirá com Rands na segunda-feira, 23, para apresentar a proposta já aprovada pela maioria do partido. A expectativa é de que na terça-feira a legenda convoque uma coletiva de imprensa para confirmar publicamente a aliança.

Filiado ao PROS neste ano, Rands é secretário de Acesso a Direitos da OEA em Washington, nos Estados Unidos. Foi líder do PT na Câmara e deixou o partido em 2012 para se filiar ao PSB e integrar a gestão pernambucana de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, durante a campanha presidencial.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Rands chegou a ser apresentado como nome do PROS para ser vice e compor chapa com Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos) e Geraldo Alckmin (PSDB), mas a expectativa do diretório estadual é que ele esteja numa coalizão para o governo de Pernambuco. Na última quinta-feira, durante a eleição dos 45 diretores titulares e 15 suplentes da agremiação, a maioria dos dirigentes defendeu o projeto de Marília Arraes (PT) como caminho para o partido.

Neste fim de semana, o presidente estadual do PROS, o deputado federal João Fernando Coutinho, e Marília cumprem agenda conjunta de reuniões com lideranças políticas e movimentos sociais em cidades do Sertão pernambucano, sinalizando que a coligação está garantida. A pessoas próximas, o parlamentar diz que a candidatura de Marília é "irreversível" e já se refere a ela como "futura governadora".

A chegada do PROS à chapa da petista, além de garantir mais 31 segundos de tempo de TV e o apoio de 56 pré-candidatos a deputados estadual, pode levar ainda outra legenda para o palanque de Marília: o PMN. De acordo com dirigentes do PROS, o PMN se comprometeu em uma aliança para a disputa proporcional e "o diálogo para a campanha majoritária está evoluindo".

Por meio da assessoria de imprensa, Marília informou que ainda não se posicionaria sobre o assunto. Maurício Rands não foi localizado. A convenção estadual do PT para decidir se o partido terá candidatura própria ou se apoiará a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) está marcada para o dia 2 de agosto. O PROS Pernambuco se reunirá no dia 5 do mesmo mês.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá