Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Quadro Negro: juiz marca data de interrogatório de Beto Richa e esposa

27/01/20 às 21:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O juiz José Daniel Toaldo, substituto da 9ª Vara Criminal de Curitiba, marcou os interrogatórios do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e da esposa dele e ex-secretária da Família e Defesa Social, Fernanda Richa, em um dos processos da Operação Quadro Negro. Além deles, outros cinco réus também foram intimados a prestar esclarecimentos.

As oitivas devem acontecer entre os dias 8 e 9 de julho, de acordo com a decisão. Nessa ação, o casal Richa responde por obstrução de investigação. Ela e os outros cinco réus também são acusados de organização criminosa.

No mesmo documento, o magistrado marcou entre 8 e 21 de maio os depoimentos de testemunhas arroladas pelo MP-PR (Ministério Público do Paraná). Já as testemunhas de defesa serão ouvidas entre 15 e 24 de junho.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A reportagem tenta contato com a defesa do casal.

QUADRO NEGRO

Iniciada em agosto de 2015, a Operação Quadro Negro trata de casos  de corrupção ativa, peculato e desvios de verbas públicas ocorridos na Secretaria de Estado da Educação entre 2012 e 2015. De acordo com as investigações, a Construtora Valor recebeu aproximadamente R$ 20 milhões, mas não entregou as obras.

Segundo o MPPR, as investigações demonstraram que agentes públicos e privados fraudaram laudos para viabilizar pagamentos antecipados de construções, reformas e ampliações de escolas, sem a real execução das obras contratadas.

RICHA PRESO

No dia 19 de março de 2019, o ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. Alguns dias depois, o tucano, a ex-primeira-dama e outras cinco pessoas viraram réus por obstrução de investigação de organização criminosa no âmbito da Operação Quadro Negro. Richa também é réu por  organização criminosa, corrupção passiva e prorrogação indevida de contrato de licitação.

O ex-governador é acusado, juntamente com outros 13 denunciados, de promover oito aditivos contratuais em obras de escolas públicas estaduais para aumentar o valor repassado à construtora Valor em R$ 4,924 milhões. Segundo a denúncia, a Valor teria sido orientada a apresentar uma proposta bastante baixa na licitação, para vencer o certame e, posteriormente, ser “compensada” com os aditivos, que foram concedidos “de forma absolutamente injustificada, fraudulenta e eivada de vícios (de motivo, forma e finalidade), sem qualquer imprevisto ou situação fática que demandasse a revisão dos montantes originariamente pactuados”.

O MP aponta ainda que os recursos repassados a maior teriam sido utilizados como Caixa 2 da campanha de reeleição de Richa ao governo do Estado em 2014.

O engenheiro e ex-diretor da Secretaria de Educação Maurício Fanini, afirmou, em depoimento à Justiça, que atuou para a arrecadação de propinas na secretaria e que os valores tinham como objetivo promover benefício pessoal e eleitoral a Beto Richa. Fanini também declarou que o dinheiro também pagou viagens e a compra de um apartamento do ex-governador.

Conforme o MP, Fernanda Richa agiu para evitar que Fanini revelasse fatos sobre o suposto esquema de corrupção, “atuando pessoalmente em encontros e por meio de mensagens de texto”.

Com informações: Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá