Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Raquel pede 'entrega imediata' ao Paraguai de assassino da filha de Raúl Cubas

12/06/19 às 10:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se pelo prosseguimento da extradição de Lorenzo Gonzalez Martinez e sua "entrega imediata" ao Paraguai. Ele é acusado de participar do sequestro e homicídio de Cecília Mariana Cubas Gusinky, filha do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas Grau, em 2005.

A extradição de Martinez e de outro acusado pelos crimes, Oscar Luis Benitez, já havia sido autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em 13 de novembro do ano passado, seguindo o posicionamento da PGR. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria.

O processo estava sobrestado, aguardando análise do pedido de refúgio interposto pelo extraditando. A decisão definitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que negou o pedido de refúgio, foi publicada recentemente.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Na manifestação, além de requerer a entrega do extraditando ao país de origem, a Procuradoria propõe o envio de ofício ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), informando as providências necessárias, "uma vez que o refúgio foi definitivamente negado pelo governo brasileiro".

O caso

Em setembro de 2004, Oscar Luis Benitez e Lorenzo Gonzalez Martinez, com mais quatro pessoas, a bordo de um automóvel, bloquearam a passagem do carro conduzido por Cecília Mariana Cubas Gusinky, a sequestraram e, por diversos meses, ligaram para a família e amigos da vítima exigindo pagamento do resgate.

Mesmo após a entrega da quantia exigida, em fevereiro de 2005, o corpo da vítima foi localizado em imóvel da cidade de Nemby, dentro de uma fossa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá