Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Relator de órgão da OEA vê excessos e pede 'debate aberto' em PL das fake news

02/06/20 às 11:01 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Edison Lanza, afirmou que o projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das fake news e que está na pauta de votação desta terça-feira (2) no Senado, "contém medidas desproporcionais que afetam o desenho da internet".

"Peço a sua tramitação em discussão aberta com a participação da sociedade civil e de especialistas", escreve Lanza em uma série de publicações em sua conta no Twitter. A CIDH é um órgão da Organização de Estados Americanos (OEA), que tem sede em Washington, no Estados Unidos.

A proposta que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, apresentada há menos de um mês, em 13 de maio, é de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES) e dos deputados federais Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Em uma série de publicações no Twitter, Lanza destaca que o Senado brasileiro vai deliberar sobre o PL "em um contexto polarizado". Segundo o jornalista e advogado uruguaio, se aprovado como está, o projeto eliminaria o anonimato nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, obrigaria usuários a registrarem sua identidade civil, obrigaria as plataformas a buscar a origem de cada publicação ou mensagem e criaria sanções "desproporcionais" para essas empresas.

Por outro lado, ele ressalta que o PL contém um capítulo de obrigações de transparência que "parecem adequadas", mas "deveriam ser tratadas à parte".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá