Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Renovada, CCJ analisa mais de 200 proposições no primeiro semestre

12/07/19 às 16:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O fechamento do primeiro semestre de atividades parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) encerrou também o calendário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no período. Da primeira reunião, em 19 de fevereiro, à última, 9 de julho, os parlamentares analisaram 221 proposições, sendo 114 de autoria dos deputados (51,58%). Foram realizadas 27 sessões: 20 ordinárias e sete extraordinárias.

Nesta legislatura a CCJ passou a ser presidida pelo deputado Delegado Francischini (PSL). Houve mudança também na composição, com uma renovação de, aproximadamente, 83% entre os membros titulares. Apenas Paulo Litro (PSDB) e Tiago Amaral (PSB) permaneceram entre os 13 efetivos.

Projetos importantes passaram pela pauta desta Comissão, que é a porta de entrada de todos os projetos de lei e onde são julgadas a legalidade e constitucionalidade. Dos 114 projetos dos deputados, 99 (86,85%) receberam parecer favorável e 15 (13,15%) tiveram parecer contrário.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

As propostas mais polêmicas tiveram iniciativa do Poder Executivo, enviadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre elas, a que acabava com a aposentadoria dos ex-governadores do Paraná e a reforma administrativa do Estado.

“O fim das aposentadorias foi um projeto importante que nos motivou, inclusive, a realizar uma Audiência Pública com especialistas e representantes do Ministério Público, OAB, universidades e entidades de classe”, comentou o presidente Francischini. A proposta foi aprovada em plenário, já alterou a Constituição do Estado e promoverá uma importante economia aos cofres paranaenses.

Entre os projetos que passaram pela CCJ estão o que criou a Procuradoria da Mulher na Alep, a proibiu a exploração do gás de Xisto pelo método Fracking, promoveu incentivo para a iluminação na zona rural, entre outros.

Autismo – Em abril, a CCJ organizou uma sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Autismo. A reunião contou com um mutirão dos deputados para apresentar e analisar projetos voltados ao tema. Proposta pelo deputado Francischini, a Comissão também organizou uma sessão de cinema adaptado para crianças autistas e outras síndromes que reuniu cerca de 400 participantes.

Meio ambiente – Seis projetos de lei com temática voltada a questões ambientais foram votados como uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e que integrou uma série de ações voltadas ao assunto na Alep.

A reunião foi organizada pelos deputados Francischini e Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia.

Com o fim do recesso parlamentar e o retorno das sessões plenárias no dia 5 de agosto, a próxima sessão da Comissão De Constituição e Justiça deve ser realizada no dia 6 do próximo mês. 

Integram ainda a CCJ, além dos deputados Delegado Francischini, Paulo Litro e Tiago Amaral, os deputados Marcio Pacheco (PDT), na função de vice-presidente, Hussein Bakri (PSD), Evandro Araújo (PSC), Homero Marchese (PROS), Delegado Jacovós (PR), Nelson Justus (DEM), Tadeu Veneri (PT), Tião Medeiros (PTB), a deputada Cristina Silvestri (PPS) e a deputada Maria Victoria (PP), que em razão da licença maternidade, temporariamente assumiu o posto o suplente dela na Comissão, o deputado Luiz Carlos Martins (PP).

Confira as proposições analisadas pela CCJ:

Projeto de lei de autoria parlamentar – 114 – 51,58%

Projetos de resolução – 03 – 1,35%

Proposta de Emenda à Constituição – 02 – 0,9%

Emendas de Plenário/Comissões – 43 – 19,45%

Baixa em Diligência – 25 – 11,32%

Pedido de Reconsideração – 01 – 0,46%

Mensagem do Executivo – 19 – 8,6%

Proposições de veto – 10 – 4,53%

Projetos do Tribunal de Justiça – 4 – 1,81%

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá