Política

Réu na ZR-3, Takahashi deve reassumir cargo de vereador nesta quinta

11 jun 2019 às 20:14

Depois de um ano e quatro meses afastado, Mário Takahashi (PV) deve retornar à Câmara na quinta-feira (13). O Legislativo recebeu a notificação da decisão do Tribunal de Justiça (TJ-PR) na tarde desta terça-feira (11).

O tom do vereador Valdir dos Metalúrgicos era de despedida na sessão desta terça. Ele entrou na casa como suplente de Takahashi, que conseguiu na justiça o direito de voltar ao cargo. Apesar de serem da mesma coligação, ele votou pela cassação do parlamentar, que não foi aprovada.

 Takahashi e Rony Alves (PTB) estão afastados da Câmara desde o janeiro de 2018, mas com direito aos salários. Eles são acusados de cobrar propina para fazer mudanças no zoneamento da cidade e foram investigados pela Operação ZR-3, que já se tornou uma ação na justiça em que os dois estão entre os réus. Na semana passada, Takahashi conseguiu um Habeas Corpus para voltar ao cargo.

Esta terça-feira foi de expectativa na Câmara. A procuradoria da Casa aguardava ser notificada. Por isso, o vereador ainda não esteve presente nesta sessão. Outras medidas cautelares ainda impediam, por exemplo, que Takahashi tivesse contato com outros vereadores, o que também deve ser alterado com a nova decisão.

O promotor Jorge Barreto, coordenador do Gaeco, explicou que, na esfera em que atua, não é possível recurso.

Por ordem judicial o vereador Rony Alves deve ficar longe da Câmara até setembro. E a promotoria já prepara um pedido de prorrogação desse afastamento, até que os todos trabalhos da operação ZR-3 sejam finalizados.

(Reportagem: Heloisa Pedrosa)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá