Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rosa mantém prazo para filiação partidária e desincompatibilização para eleições

04/04/20 às 15:41 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a manutenção os prazos de filiação partidária, domicílio eleitoral e desincompatibilização para as eleições 2020, que termina neste sábado, 4. Ao negar liminar solicitada pelo partido Progressistas (PP) nesta sexta, 3, Rosa destacou que prazos como o de desincompatibilização - afastamento obrigatório do servidor público para que possa concorrer ao pleito - "não são meras formalidades, pois visam assegurar a prevalência da isonomia na disputa eleitoral, e sua inobservância poderia afetar a legitimidade do pleito".

Na avaliação da ministra, "não foi demonstrado que a situação causada pelo combate à pandemia da Covid-19 viola os princípios do Estado Democrático de Direito, da soberania popular e da periodicidade do pleito previstos na Constituição Federal".

As informações foram divulgadas pelo Supremo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No pedido ao Supremo, o PP alegava "potenciais impactos nas Eleições de 2020 decorrentes da continuidade do cenário de calamidade ocasionado pela pandemia da Covid-19".

A legenda argumentou ainda que a "arregimentação de novos filiados resta consideravelmente frustrada pelos partidos políticos" tendo em vista as quarentenas decretadas no País e que a pandemia gerou "ambiente de absoluta ausência de previsibilidade e de segurança jurídica naqueles cuja desincompatibilização dos respectivos cargos nos seis meses anteriores ao pleito é imposta".

Ao analisar a solicitação da legenda, Rosa apontou que a suspensão imediata do prazo teria a "consequência inadmissível do enfraquecimento das proteções contra o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta".

Na avaliação da ministra, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, o "enfraquecimento" incrementaria "de modo desproporcional o risco para a normalidade e a legitimidade das eleições e, consequentemente, produziria um estado de coisas com potencial ainda maior de vulneração ao princípio democrático e à soberania popular".

A ministra ressaltou ainda que, recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral "registrou a plena possibilidade de os partidos adotarem outros meios para assegurar a filiação partidária, como o recebimento online de documentos".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá