Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Se o PSDB quer unir o centro, que desista da sua candidatura'

22/09/18 às 18:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em ato de campanha em Curitiba, capital do Estado que governou, o presidenciável Alvaro Dias (Podemos) sugeriu neste sábado, 22, que o PSDB deveria desistir da candidatura de Geraldo Alckmin ao Palácio do Planalto para que haja uma união dos candidatos de centro, como defendeu, na quinta-feira, 20, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"É um pouco tardia essa proposta. Louvo a preocupação com o futuro do País. Mas a primeira providência para que isso tivesse sucesso seria o PSDB renunciar a sua candidatura, o PSDB já perdeu quatro vezes para o PT e perderá a quinta, portanto é hora de oferecer espaço para outra alternativa, se o PSDB quer unir o centro, desista da sua candidatura", declarou.

Em carta aberta, FHC afirmou na quinta que "ainda há tempo de deter a marcha da insensatez", pedindo a união dos candidatos "que não se aliam a visões radicais". Sem citar nomes, o ex-presidente solicitou um acordo de apoio a quem "melhores condições de êxito eleitoral tiver" e alertou que, caso isso não ocorra, a "crise tenderá certamente a se agravar". Neste sábado, após receber críticas de candidatos, FHC disse que sua carta se dirigia aos eleitores e não aos presidenciáveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Na capital paranaense, Dias participou de uma caminhada na região central até a Boca Maldita, conhecido ponto de atos políticos da cidade. Em seu discurso, o presidenciável foi duro nas críticas, principalmente ao PT. "O Brasil não pode mais aceitar ser comandado por organizações criminosas. O Brasil não pode aceitar que um partido se transforme no PCC comandado de dentro do presidio, não pode aceitar um lançamento de candidatura à presidência na porta de uma penitenciária", disse, em referência à transferência de candidatura petista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Fernando Haddad.

Em entrevista, o candidato também criticou a polarização política, citando frase do Papa Francisco, segundo o qual as extremas direita e esquerda pregam que falam em nome do povo, mas, na verdade, não dialogam com a sociedade. "O Brasil vive uma crise de profundidade, quase que insolúvel, e fica imaginando que esse confronto da extrema esquerda com extrema direita levará o Pais a um porto seguro. Teremos tempo de sofrimento se o Brasil não acordar. Espero que a República de Curitiba acorde o Brasil nesse momento dramático", disse Alvaro.

Apesar de seu partido, o Podemos, estar coligado à candidatura de Ratinho Junior (PSD) ao governo do Paraná, na visita ao Estado, Alvaro Dias afirmou que se manterá neutro na disputa estadual. "Aqui no Paraná meu voto ao governo é secreto", declarou. Apesar da aliança formal com a sigla de Ratinho, o presidenciável conta com o apoio de vários políticos paranaenses que estão ao lado de outras campanhas, como da governadora Cida Borghetti (PP).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá