Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores e empresários envolvidos em fraudes de licitações têm bens bloqueados

11/02/20 às 14:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No Noroeste do estado, a pedido do Ministério Público do Paraná, a Justiça deferiu liminar para a indisponibilidade de bens de dois servidores, três empresários e uma empresa do Município de Cruzeiro do Sul. Por meio da Promotoria de Justiça de Paranacity, responsável pela comarca, o MPPR requer em ação civil pública a condenação dos seis por ato de improbidade administrativa por envolvimento em licitações fraudulentas para a aquisição de uniformes escolares.

Na ação, o Ministério Público sustenta que, “Na qualidade de agentes públicos, os requeridos atuaram para que a contratação da pessoa jurídica [...], administrada pelo grupo familiar composto pelos requeridos [...], fosse contratada através dos procedimentos licitatórios Pregões Presenciais n. 3/2015 e n. 13/2016, os quais foram fraudados pelo direcionamento do objeto licitado, de modo que os pagamentos realizados pelo Município de Cruzeiro do Sul são manifestamente nulos.” O valor bloqueado liminarmente, perto de R$ 400 mil, foi pleiteado pelo MPPR como garantia de devolução ao erário dos recursos públicos empregues de forma indevida.

Sanções – Os servidores são um pregoeiro e o então diretor municipal de Administração – cargo equivalente ao de secretário. Todos foram alvo de operação realizada em janeiro na cidade pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPR, a partir das investigações realizadas pela Promotoria de Paranacity.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Caso a ação de improbidade seja julgada procedente, os réus podem ser condenados a sanções como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público, além de terem que devolver o dinheiro recebido aos cofres municipais e pagarem multa. A liminar que impôs a indisponibilidade de bens foi deferida em 7 de fevereiro pelo Juízo da Vara Cível de Paranacity. Os fatos também levaram o Ministério Público a apresentar denúncia criminal em face dos envolvidos.

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá