Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Simulação de fortuna recuperada pela Lava Jato chama atenção para filme no PR

28/08/17 às 18:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Dois jovens conversam na Avenida XV de Novembro esquina com a Rua Voluntários da Pátria, em Curitiba (PR), base da Operação Lava Jato. Os amigos se perguntam se o que está diante deles é de verdade: uma pilha de dinheiro, com mais de quatro metros de altura. Mais precisamente R$ 4 bilhões em notas de R$ 100, uma simulação da quantia resgatada pela força-tarefa durante os três últimos anos da operação.

"Bastante dinheiro recuperado", diz um deles, o vendedor Pedro José dos Santos Neto, de 21 anos.

A pilha de dinheiro é cenográfica e foi montada no local para chamar atenção sobre o valor já recuperado pela Lava Jato. Durante a tarde desta segunda-feira, 28, dezenas de curiosos fotografaram a "dinheirama".

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Já para o corretor Jaime Santos, de 58 anos, é a "demonstração da roubalheira". Ele diz que acompanha a Lava Jato "todo os dias". "É a primeira vez que a gente vê colarinho branco sendo preso", afirma.

O técnico em enfermagem Ueuidimar Schmidt, de 43 anos, se disse "chocado" com a quantidade de dinheiro. "Emoção muito grande de ver que (o dinheiro) foi recuperado", afirmou. "Tomara que continuem."

Nas telas

A pilha cenográfica faz parte das ações do filme "Polícia Federal - A Lei é Para Todos", que conta a história da Lava Jato desde seu início, até março de 2016, e estreia em 7 de setembro.

Rodado em parte em Curitiba, o filme fará sua primeira pré-estreia na cidade nesta segunda-feira, com presença de Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, Rainer Cadete, o diretor Marcelo Antunez e o produtor Tomislav Blazic.

Inspirado no livro homônimo de autoria de Carlos Graieb e Ana Maria Santos, o thriller monta o passo a passo da investigação e os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e desvios para pagamento de propina para executivos de uma estatal petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares.

O elenco conta ainda com Marcelo Serrado, João Baldasserini, Ary Fontoura, entre outros. Com roteiro de Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros, o longa tem distribuição da Downtown Filmes/Paris Filmes.

Sinopse

O filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção da história do país - a Operação Lava Jato.

Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos de uma estatal de petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares.

O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá