Política

Tamarana abre licitação para castrar cães e gatos

30 mar 2019 às 10:16

A Prefeitura de Tamarana abriu um processo de licitação para castrar 90 cães fêmeas de pequeno, médio e grande porte e também de 30 gatas. O pregão presencial para a contração de clínica veterinária está marcado para a próxima terça-feira (2), às 9h, no prédio da prefeitura - Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro. O edital completo do certame está na página da prefeitura. O município tem até R$ 23.700,00 para gastar. A verba vem do caixa próprio e de transferências federais.

"A castração é a forma de controle populacional mais eficaz para diminuir o número de animais de rua, que são suscetíveis a contraírem doenças graves e de fácil proliferação, como a raiva e a leptospirose, que, aliás, são transmissíveis aos seres humanos", afirmou a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena.

A realização das castrações vem de encontro com a reivindicação de um coletivo de voluntários da cidade que, desde o início de 2017, já resgatou mais de 100 cães e gatos vítimas de maus tratos ou abandono. "São cerca de 30 pessoas de várias áreas da sociedade civil que abraçaram a causa animal para ajudar da melhor maneira que podem", contou um dos idealizadores do grupo, o vereador Hector Siena Gobetti.

Além da castração, deve ser feito um processo de conscientização sobre a adoção responsável.

(Com assessoria)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá