Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trabalho de Moro 'é árduo e muitas vezes não compreendido', diz Bretas

08/12/17 às 09:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Para o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Operação Lava Jato no Estado, o trabalho do seu colega curitibano, Sérgio Moro, é "árduo, difícil, muitas vezes não compreendido". Ao discursar no 4º Evento Petrobras em Compliance, na sede da petroleira, no centro do Rio, Bretas disse ainda que "Moro tem se dedicado muito à Justiça Federal".

Reiteradamente alvo de manifestações populares contrárias à sua atuação, Moro teve, nesta semana, um saia justa com o presidente Michel Temer, em evento em São Paulo. Temer, citado em delação à Lava Jato, se manteve sentado enquanto as demais pessoas presentes aplaudiam Moro.

A presença de Moro no evento da Petrobras gerou manifestações internas na empresa. Um grupo de empregados reunidos na Federação Nacional do Petroleiros (FNP) divulgou um manifesto no qual acusam o juiz de enfraquecer a estatal.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

A visão de Bretas, no entanto, é de que "o trabalho a Justiça não destrói empresas e empregos. A Justiça contribui para a cultura da integridade e honestidade, que deve regular a sociedade". Segundo ele, a Operação Lava Jato não segue causas políticas ou persegue políticos.

"A Justiça não está contra o Executivo ou Legislativo, mas contra malfeitos". Disse também que a Petrobras não errou, "pessoas erraram", e que "não há mais lugar para decisões políticas na madrugada e fora da agenda"

Em seu discurso, Bretas ainda criticou a existência dos paraísos fiscais. "Se não combatermos esse mal, vamos começar a ter contas offshore populares", afirmou.

Ele ressaltou ainda que, hoje em dia, a sociedade se manifesta mais. "É muito importante que a sociedade se mobilize, que haja transparência. No mundo dos negócios, não há lugar para decisões em eventos fora de agenda. É preciso ter liberdade de imprensa", acrescentou.

Em linha com o discursos de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz convocou a população a ser criteriosa nas próximas eleições. "Todo trabalho que temos feito só terá validade se a população se preocupar mais na hora de votar. Vamos analisar os currículos, sejamos bons empregadores. No final das contas, é isso que somos", afirmou. Nas empresas, defendeu a punição exemplar de funcionários que agirem irregularmente".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá