Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereador e filha negam envolvimento com irregularidades de clínicas psiquiátricas

26/06/19 às 18:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Comissão Especial (CE) de Acompanhamento das Investigações sobre Clínicas Psiquiátricas de Londrina ouviu na manhã desta quarta-feira (26) o vereador João Martins (PSL) e a assistente social Greice Kelle de Souza Silva, que é filha do parlamentar e trabalha há nove anos no Pronto Atendimento da Clínica Psiquiátrica de Londrina (CPL) e da Villa Normanda. Os dois são citados em depoimentos dados à 24ª Promotoria de Justiça por funcionários e ex-funcionários das instituições de saúde, acusadas pelo Ministério Público (MP) de supostas irregularidades no atendimento a pacientes.

Conforme depoimentos aos quais a Comissão do Legislativo teve acesso, a direção das clínicas seria avisada com antecedência sobre fiscalizações da Vigilância Sanitária e determinava a higienização das instalações no dia anterior ao da inspeção. O nome de Greice é citado em ao menos cinco depoimentos dados ao MP. "O nome dela apareceu várias vezes, no sentido de que levava para a direção das clínicas a informação de quando haveria uma vistoria", afirma o vereador Vilson Bittencourt (PSB), que preside a comissão ao lado dos vereadores Eduardo Tominaga (DEM) e Roberto Fú (PDT). Ainda segundo um dos depoimentos, havia comentários de que o vereador João Martins, quando trabalhava na Vigilância Sanitária, poderia ter comunicado as clínicas sobre fiscalizações.

João Martins atuou por 16 anos na Vigilância Sanitária de Londrina, entre 2000 e 2016, ano em que se aposentou. De 2009 a 2011, ocupou o cargo de diretor da instituição. "Nós buscamos informações com o vereador João Martins, porque ele trabalhou na Vigilância Sanitária e viveu um período em que muitas irregularidades, conforme os depoimentos que o Ministério Público nos enviou, já estavam ocorrendo nas clínicas psiquiátricas", explicou o presidente da CE, Vilson Bittencourt em entrevista à imprensa. E continuou: " Ele [ João Martins] disse  que, até por causa da formação que tem, em Sociologia, não fazia esse trabalho de vistoria em hospitais e clínicas. Ele também negou algumas denúncias que foram apontadas no relatório do Ministério Público, sobre interferências dele [comunicando sobre fiscalizações]".

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Tanto João Martins quanto a assistente social Greice Kelle refutaram envolvimento com as irregularidades apontadas por funcionários e ex-funcionários das clínicas. Durante a reunião da CE, o vereador afirmou nunca ter recebido denúncias sobre as clínicas enquanto trabalhou na Vigilância Sanitária. "Cada fiscal tem o seu setor de trabalho. No meu caso, eu fazia vistorias em farmácias, óticas. Quem tem prerrogativa de fiscalizar locais que fazem procedimentos invasivos são os enfermeiros e farmacêuticos da Vigilância", disse. Ele também negou interferir no trabalho da filha. "Alguém falou que, quando a Vigilância ia nas clínicas, minha filha já estava sabendo. Isso é mentira. A Vigilância não marca horário nem avisa quando vai. Vou contratar um advogado, para que peça cópia do processo [depoimentos ao MP] e apure quem disse isso. Terão de provar, senão pedirei indenização por danos morais", afirmou ao falar os jornalistas.

Nos próximos dias e, para finalizar a fase de depoimentos, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores pretende ouvir Paulo Fernando de Moraes Nicolau e Mara Lúcia Silvestre, diretores da Clínica Psiquiátrica de Londrina e Villa Normanda, hoje afastados da suas funções por decisão judicial.  

Entenda – Criada na primeira quinzena de março deste ano, a CE do Legislativo acompanha as investigações realizadas pelo MP decorrentes de denúncias relativas aos atendimentos realizados pelas clínicas psiquiátricas Londrina e Villa Normanda. A 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga diretores e funcionários das duas instituições e apura crimes diversos, como maus-tratos a pacientes, cárcere privado, desvio de recursos públicos e falsidade ideológica. Os estabelecimentos atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde e funcionam em um mesmo imóvel, no Jardim Shangri-lá (zona Oeste).

Com Assessoria CML

© Copyright 2023 Grupo Tarobá