Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereador pede rigor na punição de quem filma acidentes sem prestar ajuda

10/02/21 às 13:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (09) o Requerimento 24/2021 do presidente da Câmara, vereador Alécio Espínola (PSC). No documento, o parlamentar pede que a presidência da Câmara dos Deputados dê celeridade na votação do Projeto de Lei Federal 1.614/2019, que aumenta a pena por omissão de socorro daqueles que fotografarem ou filmarem ao invés de prestar ajuda.

As imagens chocantes do pai tentando salvar o filho em um acidente ocorrido na BR-467 entre Cascavel e Toledo comoveram o Brasil na semana passada. Algumas pessoas que passavam pelo local, filmaram e fotografaram o episódio, assim como aconteceu em outras ocorrências graves, em que pessoas estão sendo agredidas, tentam suicídio ou procuram sair com vida de acidentes de trânsito. O ato de filmar ao invés de ajudar pode ser enquadrado como omissão de socorro, além de invadir a privacidade de quem está sendo filmado.

Diante do crescimento deste tipo de atitude – até pela facilidade com que as pessoas acessam e postam fotos e vídeos hoje em dia – o projeto tramita na Câmara dos Deputados alterando o Código Penal de forma que, se da omissão de socorro resultar lesão corporal de natureza grave a pena será aumentada de metade, aumentada em dois terços se o cidadão preferiu registrar por meio de fotografia ou filmagem o acidente ou desastre em vez de prestar socorro à vítima e triplicada se resulta a morte.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Outro ponto importante é a manutenção dos extintores dentro dos carros, mesmo sem a obrigatoriedade na legislação de trânsito. Alécio lembra que em casos em que o acidente provoca incêndio, como aconteceu em Toledo com os caminhões, é fundamental que os motoristas tenham o extintor e acionem os bombeiros imediatamente. 

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá