Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores aprovam em primeiro turno regulamentação do piso para agentes de endemias

18/08/22 às 18:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno, por unanimidade, a regulamentação do piso salarial para os agentes de combate à endemias. Os vereadores votaram em regime de urgência durante a tarde desta quinta-feira (18).


A categoria lotou as galerias da Câmara para protestar contra a falta de regulamentação no município. O novo valor de, no mínimo, dois salários mínimos foi estabelecido por uma proposta de emenda constitucional (PEC) em maio deste ano, quando já passou a valer, mas ainda não está sendo pago em Londrina.


“A emenda constitucional foi aprovada em maio e, a partir daí, o piso da categoria passou a dois salários mínimos. Os municípios aguardaram até julho, quando foi feito o repasse desses valores, para verificar a situação. Para nossa surpresa, encontramos aqui uma carga horária de 30 horas e um salário muito abaixo do piso nacional”, disse o advogado Rafael Carvalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Apresentado pelo Executivo Municipal, o projeto de lei (PL) estabelece em 40 horas semanais a jornada de trabalho para os agentes de combate a endemias, com pagamento do piso salarial de 2 salários-mínimos, para se adequar à emenda constitucional. Atualmente, a categoria trabalha 30 horas semanais.

“Apenas adequar a carga horária, para a categoria não é interessante. Precisa cumprir todos os requisitos previstos em lei, como a insalubridade, o piso, os repasses de outro programa que vem do Governo Federal e nunca foi passado para eles em Londrina”, afirmou Carvalho.


Para a categoria, a solução seria votar o projeto em primeira discussão e modificar os pontos que desagradaram por meio de emenda. A sessão foi suspensa para avaliação da assessoria jurídica da casa. Nos corredores, agentes de endemias e representantes do sindicato pressionavam os vereadores para que o projeto fosse para votação.


O projeto foi aprovado por unanimidade. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação acatou o parecer jurídico e manifestou-se favoravelmente ao projeto. Ainda faltam os pareceres da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência e da Comissão de Finanças e Orçamento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá