Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores debatem proibição de venda de fogos de artifício em Londrina

06/02/23 às 21:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O projeto de lei (PL) que prevê a proibição da venda de fogos de artifício e similares em Londrina, proposto pelo vereador Deivid Wisley (Pros), foi debatido em audiência pública na noite desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Londrina (CML). O PL altera a redação do artigo 234 do Código de Posturas (lei municipal n° 11.468/2011) para proibir a venda de fogos de artifício, bem como artigos similares, inclusive artefatos pirotécnicos, nos limites do município de Londrina.


Atualmente, a lei apenas proíbe a queima de fogos de artifícios nos logradouros públicos ou em janelas e portas que se abram para os mesmos locais. O PL também estende a proibição de utilização dos fogos em espaços privados e determina que a lei será regulamentada por decreto pelo Poder Executivo, em complemento ao decreto n° 1.642/2018, que atribui à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) a competência para fiscalização da utilização de fogos e multa de R$ 500 reais para os infratores.


Durante a audiência, o vereador Deivid Wisley justificou que a intenção do projeto é proteger pessoas com deficiência, acamados, autistas e animais em relação ao barulho causado pelos artefatos pirotécnicos. Segundo ele, a proibição de queima dos fogos de artifício em Londrina foi positiva, mas é preciso avançar na proteção e proibir a venda. “O projeto vem neste viés, que é cortar o mal pela raiz, se não pode soltar [fogos], então não pode vender”, argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


A professora Saraí Tárcia de Brito, mãe de autista e representante do Projeto Autimizar, disse que o barulho de fogos de artifício pode iniciar crises nos autistas, que têm sensibilidade auditiva. Ela também relatou dificuldades para denunciar a soltura de fogos de artifício em Londrina, e defendeu a proibição na venda. “É uma questão de vida, saúde, empatia e respeito. Não é só a causa animal, é a causa humana”, afirmou.


O barulho dos fogos de artifício pode causar lesões irreversíveis no ouvido dos animais e alterações no comportamento em decorrência do estresse e do medo, que podem levar a fugas, lesões ou mortes por enforcamento na coleira ou parada cardíaca, conforme explicou a professora Bruna Letícia Domingues Molinari, vice-presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais em Pesquisa e coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ingá (Uningá), que participou remotamente da audiência. “Os animais quando  ouvem estes sons, entram num sistema de defesa, de medo, e se batem, cavam na tentativa de fugir de onde eles estão. […] Os fogos acabam sendo um perigo para os animais e também para o seres humanos”, concluiu.


Roseli de Fátima Rodrigues Gomes, diretora da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi) e empresária do setor em Apucarana, disse que existe uma cadeia econômica que movimenta o setor pirotécnico. Ela propôs que haja a regulamentação dos níveis de decibéis dos fogos em nível municipal e afirmou que proibir a venda criaria um comércio paralelo, com artefatos sem certificação do Inmetro e fora das regras de segurança. “Quando você proíbe, você facilita a clandestinidade, você facilita os acidentes. Estes fogos vão vir de lugares clandestinos, as lojas vão ser clandestinas e a gente não consegue controlar isso, a polícia não consegue fazer esse controle”, disse.


Wellington Augusto Gonçalves, advogado dos diretores da Assobrapi, argumentou que proibir a comercialização seria inconstitucional, pois a competência para legislar sobre consumo seria da União. Ele citou, inclusive, o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina sobre o PL, neste sentido. Contudo, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação votou favoravelmente à matéria, sob alegação de que se trata de interesse local e da busca à proteção ao meio ambiente e à saúde. “Eles [os comerciantes] têm um produto lícito em mãos, que pode ser comercializado, de acordo com a União, e a gente está disposto a chegar num denominador comum, no interesse local”, afirmou Gonçalves reforçando a sugestão de regulamentar, em vez de proibir a venda.


Como o projeto altera o Código de Posturas, lei integrante do Plano Diretor, a Assessoria Jurídica da Câmara indicou a necessidade de realização de audiência pública para dar ciência e permitir a manifestação da população sobre a proposta.

 

Até as 23h59 desta terça-feira (7), os interessados em apresentar sugestões sobre o tema podem protocolar as manifestações no Departamento de Documentação e Informação da CML ou pelo site da Câmara de Londrina, na aba “Cidadania”. Após a realização da audiência, o projeto será avaliado pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e, na sequência, estará liberado para ser votado em plenário.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá