Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores rejeitam veto do prefeito a projeto que definiu escolas e academiais como essenciais

04/02/21 às 20:37 - Escrito por Weslley Lemos
siga o Tarobá News no Google News!

Os vereadores derrubaram na sessão desta quinta-feira (4), da Câmara Municipal de Londrina, o veto do prefeito Marcelo Belinati (PP) do projeto de lei que considera como atividades essenciais as academias esportivas e instituições de ensino.

Apreciado em regime de urgência, os parlamentares rejeitaram o veto, por 17 votos contra dois. Apenas os vereadores Matheus Thum (PP) e Lenir de Assis (PT) concordaram com o veto e votaram favorável. O projeto agora segue ao poder executivo para promulgação.

Com isso, Belinati tem o prazo de 48 horas para promulgar o projeto. Caso não faça, o vereador Jairo Tamura (PL), que é o presidente da Câmara tem que promulgar. Posteriormente, a lei será publicada no Diário Oficial do Município e passa a valer na cidade. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Proposta
O projeto havia sido aprovada em segunda discussão no dia 22 de dezembro do ano passado. De autoria do vereador Madureira (PTB), o PL estabeleceu que as academias de ginástica e musculação, natação, hidroginástica, artes marciais, escolas de dança, escolas de iniciação esportiva e o serviço de personal trainer são atividades essenciais à saúde em período de calamidade pública em Londrina, proibindo a determinação de fechamento total desses locais. O projeto também foi aprovado com a emenda nº 1, do vereador Eduardo Tominaga (DEM), que incluiu os serviços da área de educação no rol de atividades essenciais em Londrina.

Veto
O prefeito justificou o veto com base em parecer da Procuradoria Geral do Município que apontou que o texto do projeto afrontou o princípio da separação de poderes, pois invadiria competência exclusiva do chefe do executivo. A Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina também apresentou relatório no mesmo sentido. Contudo, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação, na tarde desta quinta-feira, manifestou-se favoravelmente à rejeição do veto, com voto em separado do vereador Matheus Thum (PP), que se posicionou pela manutenção do veto.

Com assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá