Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vídeos de Funaro e ação contra Vieira Lima dão fôlego à oposição na Câmara

16/10/17 às 17:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A divulgação dos vídeos da delação premiada do doleiro Lúcio Funaro e a operação de busca e apreensão nesta segunda-feira, 16, no gabinete e na residência do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) deram novo ânimo à oposição na Câmara para garantir o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

Os oposicionistas dizem que os novos episódios podem ajudar a reverter votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a estratégia, a partir de agora, é explorar os acontecimentos com profundidade no colegiado, incluindo a exibição dos vídeos de Funaro durante a sessão de debates, prevista para começar nesta terça-feira, 17.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), um dos principais articuladores da oposição na CCJ, disse contabilizar agora 36 votos pela rejeição da denúncia contra 28 votos pelo prosseguimento do processo (contando com a expulsão dos deputados do PSB que hoje integram a CCJ). Até semana passada, os governistas diziam ter entre 38 a 44 votos a favor de Temer. "Esse placar vai se alterar muito mais", prevê Delgado.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) vê agora chances de se aprovar o andamento da segunda denúncia contra Temer. "A notícia da participação dele (Temer) em vários crimes praticados por outros parlamentares do PMDB da Câmara aumentam a pressão para a aceitação da segunda denúncia. Isso num contexto em que a base do governo está mais fragmentada, o governo mais impopular e as eleições do ano que vem mais próximas", afirmou.

O parlamentar de Minas Gerais também acredita que as novas revelações sensibilizarão ainda mais os parlamentares, o que tende a causar mais preocupação para o Palácio do Planalto. Na avaliação do deputado, Temer decidiu encaminhar uma carta aos parlamentares por "desespero". "A carta é a demonstração clara de fragilidade. Ele não o fez da primeira vez", comentou.

Delgado disse que o grupo deve apresentar um voto em paralelo pela admissibilidade da denúncia. Até o momento, só o deputado Major Olímpio (SD-SP) protocolou um parecer em separado favorável ao andamento do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em seus 15 minutos de tempo de discurso na CCJ, Delgado avisou que pedirá a exibição dos vídeos de Funaro. "Quero ver o vídeo e o presidente (Rodrigo Pacheco) não pode me negar", declarou.

Vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, o deputado Mauro Pereira (RS) disse que o impacto dos vídeos de Funaro na base aliada é "zero" porque o delator não tem "credibilidade". O peemedebista adotou o discurso de que os aliados estão preocupados com a retomada econômica e não têm interesse em tirar Temer da presidência. "Existe uma preocupação grande com a economia do País. A economia estando bem, é um fato super relevante", afirmou.

Questionado sobre a necessidade do envio de uma carta aos parlamentares, Pereira destacou que Temer fez questão de demonstrar respeito aos deputados que o julgarão e assim "clarear a situação". "O governo está tentando mostrar para os colegas deputados que ele está com a razão", respondeu.

A CCJ tem marcada para amanhã a sessão de debates sobre a denúncia contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência). Na semana passada, um pedido de vista interrompeu a análise da denúncia por duas sessões plenárias. Como hoje não teve sessão no plenário principal e só transcorreu uma sessão do prazo, foi marcada uma sessão extraordinária para a manhã desta terça-feira na Câmara de modo a garantir que, em algum momento do dia, a CCJ abra a sessão de debates sobre a denúncia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá