Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Voto dos idosos é cada vez mais decisivo nas eleições

21/08/18 às 09:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O envelhecimento da população brasileira fez inverter a ordem de que os votos dos jovens são mais decisivos do que o dos eleitores idosos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compilados pelo demógrafo José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, mostram que os idosos já representam 18,6% do eleitorado do País, ou 27,3 milhões de votos, enquanto que os jovens, de 16 a 24 anos, somam cinco milhões a menos: são 22,4 milhões ou 15,3% dos aptos a votar em outubro.

Ao contrário do dado nacional, o Pará ainda aponta uma distancia significativa no número de eleitores nessas duas faixas-etárias. “A tendência do Brasil se repete em todos os Estados, com algumas diferenças, sendo que na região Norte, como o processo de povoamento se deu posteriormente, ou seja, chegaram no Rio de Janeiro em 1500 e o povoamento maciço da região Norte começou a acontecer mais no século XVIII, a população nortista é menos envelhecida do que a população do conjunto do País”, explica a assessoria de comunicação do IBGE.

“Também por conta da migração de pessoas que vão para região para trabalhar, que são pessoas em idade ativa. Então, a predominância dos jovens e adultos sobre os idosos ainda é maior no Norte. Portanto, esse envelhecimento que o José Eustáquio observou no eleitorado brasileiro, sem dúvida, será menos acentuado na região Norte. A estrutura etária da região Norte é menos envelhecida que o conjunto do País”, completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

De acordo com as projeções do IBGE, levantados a pedido de O LIBERAL, as eleições de 2018 terão 2.994.182 potenciais eleitores (toda a população com 16 anos ou mais, independente delas possuírem ou não o registro de eleitor), sendo que 733,5 mil deles possuem idade entre 16 e 24 anos, o que corresponde a 24,4% do total. A população com mais de 60 anos chega a 333,3 mil pessoas, uma fatia de 11,2% do eleitorado estimado.

Mesmo com essa disparidade, chama a atenção no Estado o ritmo acelerado de encolhimento do total de jovens aptos a votar a cada eleição e o consequente aumento do número de idosos. A projeção do IBGE é de que em mais quatro eleições gerais, o perfil do eleitor paraense se inverta em definitivo. A mudança demográfica do eleitorado paraense pode ser percebida na comparação com os últimos anos de disputa eleitoral.

Em 2002, a estimativa demográfica do IBGE apontava uma margem de idosos no Pará de 8,31%; na eleição seguinte, em 2006, passou para 8,50%; subiu em 2010 para 8,97%; e em 2014, alcançou 9,82% do eleitorado. Entre 2002 e a projeção da eleição atual, o crescimento foi de 33,93%. No mesmo período, a população de jovens (de 15 a 24 anos), passou de 33,84% para 24,49%, uma redução de 27,63%.

Considerando-se as projeções para as eleições seguintes, com base nesses mesmos dados, estima-se que em 2030, os dois grupos devem ficar praticamente empatados no peso que têm nas urnas do Pará: 16% de idosos e 20% de jovens. Nesse mesmo ano, as projeções do professor José Eustáquio Alves, avaliam que o eleitorado do País com 60 anos ou mais já terá dobrado em relação ao grupo que tem entre 16 e 24 anos.

“Essa é a primeira eleição com um aumento consistente de eleitores idosos, em que são maioria evidente. E, como vivemos cada vez mais, esse não é um eleitor que vai embora. Os candidatos terão de trabalhar questões próprias dos idosos e conhecer a realidade deles se quiserem conquistar e manter esse voto na eleição seguinte”, observa o demógrafo em entrevista recente ao jornal O Globo.

ORM

© Copyright 2023 Grupo Tarobá