Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha incentiva o uso de tecnologias para fortalecer os laços familiares com idosos

17/05/21 às 13:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma ação desenvolvida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para celebrar o Dia Nacional da Família, comemorado neste 15 de maio, incentiva o uso da tecnologia para fortalecer o contato dos idosos com a família durante o isolamento social, imposto pela pandemia de Covid-19. A iniciativa inclui a publicação de cards animados nas redes sociais da pasta, que podem ser compartilhados.

A ideia central do material é: "Em tempos de distanciamento social, use a tecnologia para aproximar". Além disso, cada card traz uma mensagem específica para levar a população à reflexão. Entre elas, os questionamentos "Você já falou que ama sua família hoje?" e "Já ligou para seus avós hoje?". O material também incentiva comemorações em família por meio de videochamadas e o compartilhamento de bons momentos.

"Essa ação vem ao encontro do que acreditamos como Ministério. A tecnologia deve ser usada com responsabilidade e de forma inteligente, para aproximar pessoas e fortalecer os vínculos familiares, e não o contrário", defende a secretária nacional da Família, Angela Gandra, lembrando a atuação do MMFDH com o projeto Reconecte.

Leia mais:

Imagem de destaque
LETRAMENTO DIGITAL

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Imagem de destaque

Copel Volt amplia eletrovia até Londrina para abastecimento de carros elétricos

Imagem de destaque

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Imagem de destaque

Justiça tem responsabilizado bancos por fraudes em aplicativos de celulares roubados

Saiba mais aqui sobre o Reconecte

"Estamos trabalhando para oferecer às famílias ferramentas para desenvolverem a solidariedade intergeracional com seus idosos, utilizando a tecnologia para valorizar, se fazer presente e diminuir a distância em função do isolamento social", completa a secretária.

Saiba mais

Segundo informações do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (2019), 72% das pessoas com idade superior ou igual a 60 anos fazem uso de telefone celular. O dado demonstra a importância de orientar as famílias para o melhor uso da tecnologia, tendo como objetivo diminuir os impactos negativos do isolamento social.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) investimentos em programas e políticas orientadas para as famílias contribuem para a redução da pobreza e desenvolvimento do capital humano. Ainda segundo a OMS, idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

*Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá