Linha 4

Publicidade

Ministro promete que todo celular fabricado no Brasil terá Rádio FM

Bruno Rodrigo

Foto: Pixabay

Fábio Faria, Ministro das Comunicações, garantiu que todos os celulares fabricados no Brasil deverão ter Rádio FM ativados. A medida é uma demanda antiga de várias emissoras de rádio, mas encontra resistência nas fabricantes de celulares brasileiras.

“Cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados, e isso está no Ministério da Economia", afirmou Faria.

Em setembro de 2019 ele já havia se declarado favorável a implementação de Rádio em todos os celulares. “Nada mais justo dar para o cidadão o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G”.

Faria ainda disse que são mais de 43 milhões de brasileiros que não possuem acesso à internet, e por conta disso, o rádio assume uma importância ainda maior na disseminação de informações. Segundo o ministro, o Presidente Jair Bolsonaro já sinalizou positivamente para a implementação da medida.

A proposta não agrada a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que possui Samsung, Motorola, LG e Apple como algumas de suas empresas associadas.

A entidade diz que isso fere o princípio da livre iniciativa e “a presunção de liberdade no exercício de atividades econômicas contra o abuso regulatório”. Isso seria “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa (...) os poucos aparelhos sem rádio FM são modelos de baixo volume onde são priorizadas outras funcionalidades”, diz o comunicado. “Ainda assim, estes usuários sempre terão a opção de ouvir sua rádio por streaming.”

Com informações de Tecnoblog.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade