Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Quem acredita em fake news gosta de ser enganado', diz especialista

06/06/18 às 14:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quem não conhece alguém que envia ou nos marca em notícias que não fazem o menor sentido ou até parecem ter algum fundamento, mas são falsas. São as chamadas fake news e é um perigo acreditar em tudo que recebemos de notícia pelas redes sociais. 

O objetivo dessas notícias falsas é gerar sensacionalismo e foi isso que aconteceu durante a greve dos caminhoneiros. Teve notícia que citava a ocorrência de uma nova paralisação dos caminhoneiros e pediam inclusive que  as pessoas estocassem  em alimentos e enchessem os tanques dos carros. A notícia falsa é apenas uma das que viralizaram nas redes sociais nos últimos dias. 

 Quem não recebeu aquela dizendo que o comandante do exército anunciou intervenção militar no país? E o que dizer do vídeo que mostra a Polícia Rodoviária Federal atirando contra caminhoneiros em Santa Catarina? As imagens são de 2015 quando a PRF usou balas de borracha e bombas de efeito moral para desbloquear na BR-282 em Xanxerê. As chamadas fake News sempre existiram, mas com a rapidez da internet elas ganharam novas e perigosas dimensões. 

Leia mais:

Imagem de destaque
LETRAMENTO DIGITAL

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Imagem de destaque

Copel Volt amplia eletrovia até Londrina para abastecimento de carros elétricos

Imagem de destaque

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Imagem de destaque

Justiça tem responsabilizado bancos por fraudes em aplicativos de celulares roubados

“A web leva as coisas a se espalhar tudo muito rápido. Ela é muito imediatista e tudo se torna muito rápido e com a vinda da Geração Z que nasceu conectada à Internet as coisas são baseadas por rótulos e não para o conteúdo, falta de leitura, e se baseiam na imagem. As pessoas no fundo gostam de ser enganadas”, afirma o especialista em segurança digital Daniel Nascimento. 

Divulgar e compartilhar notícias falsas é crime. Na semana passada cinco pessoas foram presas. Afinal como saber se uma mensagem é verdadeira ou não?  Daniel tem a resposta:

“Conferir o que a imprensa está fazendo não é difícil das pessoas e das pessoas ver se aquilo tem credibilidade, se o jornalista que está fazendo aquilo tem credibilidade. Não é difícil, o Fake News só existe por conta da ignorância das pessoas e de elas quererem o caos. Se você ver que algo é uma notícia falsa, avisa a pessoa que está espalhando e fala pra ela que aquilo é errado e é falso, mesmo que a pessoa se sinta magoada, é importante que cada um faça seu papel", diz Daniel. 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá