Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU dá continuidade à operação “volta às aulas” em Londrina

27/02/23 às 14:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza, nesta segunda-feira (27), mais uma etapa da operação “volta às aulas”. A atividade terá início por volta das 12h30, na saída do Colégio Maxi, localizado na avenida Duque de Caxias, nº 1589, área central de Londrina.


Durante a ocasião, agentes de trânsito buscarão orientar estudantes e pais de alunos sobre a importância e a correta utilização das faixas de pedestre; o uso adequado das vagas de embarque e desembarque, bem como o respeito aos locais de estacionamento destinados a idosos e pessoas com deficiência.


Os servidores estarão acompanhados de estagiários de artes cênicas, caracterizados de palhaço, que chamarão a atenção do público com abordagens, brincadeiras e esquetes. A ação educativa incluirá a distribuição de panfletos com instruções de segurança, além da elaboração de um levantamento sobre as eventuais necessidades de sinalização no entorno da unidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste


O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que a operação teve início em 6 de fevereiro e, de lá para cá, diversas instituições de ensino foram atendidas. “Nosso trabalho consiste em convencer os pais a não formarem fila dupla na hora de embarcar ou desembarcar os filhos, a não estacionar em locais impróprios, a não dar mau exemplo a quem futuramente se tornará um condutor”, disse.


Ele ressaltou que, durante a visita às escolas, os agentes também verificam quais intervenções são capazes de melhorar o trânsito em cada região. Os apontamentos são levados ao setor de Projetos da companhia, para o planejamento de possíveis ações e posterior execução das melhorias.


Os resultados desse diagnóstico podem ser observados, por exemplo, na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, situada no conjunto Violim, na zona norte. Recentemente, as vias que circundam a instituição – que atende 920 alunos da Educação Infantil ao Fundamental I – receberam uma série de melhorias e a visita da CMTU rendeu elogios da comunidade.


A diretora Tatiane Dantas da Silva relatou que os pai e mães, que antes cobravam por mais segurança viária, gostaram da ação, bem como as crianças que ficaram entusiasmadas com a interação com os palhaços. “Houve reforço das linhas amarelas, pintura de faixa de pedestre, mudança de sentido na rua da nossa entrada principal. Tanto as famílias como os alunos receberam bem as mudanças”, afirmou.


Ela comentou que, antes das intervenções, era comum observar pequenos acidentes e o cometimento de infrações entre pais de estudantes, sobretudo nos horários de entrada e saída das aulas. “Agora, a situação melhorou bastante. Trabalhamos conteúdos de trânsito em sala de aula, mas a parceria entre a Secretaria de Educação e a CMTU foi fundamental. São pequenas ações que fazem toda diferença”, pontuou.


Programação – Além da Moacyr Teixeira, a operação “volta às aulas” já atendeu as escolas municipais Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, no jardim Sabará; Norman Prochet, no Parque Guanabara; Joaquim Pereira Mendes, no Alto da Faria Lima; e o Colégio Londrinense, na área central.


Na terça-feira (28), a partir das 11h20, será a vez do Colégio Estadual José de Anchieta, no jardim Higienópolis, receber os agentes de trânsito e palhaços. Já em março as atividades serão desenvolvidas no entorno de faculdades e centros universitários.


Outro trabalho que tem sido realizado na esteira do “volta às aulas” são as ações chamadas de “ponto base”, que é quando um fiscal permanece de prontidão em determinado local para orientar e fiscalizar os condutores.


Na lista de instituições percorridas estão o Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Colégio Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi, a Escola Educativa, dentre outras unidades.


Agendamentos – Para solicitar a atuação da CMTU na área de Educação, gestores escolares podem entrar em contato pelo endereço de e-mail [email protected], telefone (43) 3379-7609 ou, ainda, pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá