Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU divulga programação da Semana Nacional do Trânsito em Londrina

14/09/22 às 12:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) realiza, de 18 a 25 de setembro,  ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito. O diretor de Trânsito da Companhia, Mário Celso, diz que é uma oportunidade para mostrar que uma má condução é a principal causa de acidentes.


"Diminuindo a velocidade, se diminui a intensidade de acidentes e se reduz o número de óbitos", disse o diretor.


Entre janeiro e agosto, Londrina registrou 35 mortes no trânsito. Apesar do número ser alto, houve redução de 15 óbitos, quando comparado ao mesmo período do ano passado, em que 50 pessoas perderam a vida. A CMTU considera que isso tenha ocorrido por conta das diversas ações de prevenção e conscientização de motoristas e motociclistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste


"Nas nossas estatisticas, 20% dos acidentes registrados no município têm envolvimento de motos. Mas, quando vamos aos números dos hospitais, 80% das vítimas de acidentes atendidas são motociclistas", afirmou Mário Celso.


A programação da Semana do Trânsito começa no domingo (18), quando a CMTU ministrará um “aulão” de motocicleta – nas modalidades teórica e prática - para pessoas previamente inscritas. O evento será realizado no Tiro de Guerra de Londrina, das 8h às 12h.


Na segunda-feira (19), a partir das 8h30, na avenida Custódio Venâncio Ribeiro, próximo ao nº 250, será feito o lançamento do projeto “Praça Amigos do Trânsito”. A iniciativa, que conta com a participação da Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior e de empresas parceiras, consiste na criação de espaços de convivência temáticos que remetam à segurança viária.


No local escolhido para a estreia da proposta, a calçada da praça receberá sinalizações horizontais que simulam o dia a dia do trânsito. A ideia é que os cruzamentos, pistas, vagas para veículos, faixas de pedestre e outros elementos demarcados possibilitem que as crianças aprendam sobre o tema brincando.

No dia seguinte, terça-feira (20), atores da Coordenadoria de Educação receberão alunos das escolas municipais Joaquim Pereira Mendes e Hélvio Esteves, no Londrina Norte Shopping,  para apresentações teatrais.


Com sessões às 14h30 e às 18h30, com meia hora de duração, as apresentações buscarão abordar - de maneira alegre e interativa – comportamentos considerados perigosos no cotidiano das ruas.

Na quarta-feira (21), das 7h30 às 18h, a CMTU fará a organização do tráfego para a tradicional benção dos carros, que ocorre anualmente no Santuário Eucarístico Mariano, localizado na avenida Madre Leônia Milito, nº 575.


Na oportunidade, agentes de trânsito farão a entrega de brindes e panfletos educativos. Eles também aproveitarão para divulgar o próximo mutirão de emissão da credencial de estacionamento para idosos, programado para sexta-feira (23).


Na quinta (22), das 16h às 19h, intervenções em áreas de estacionamento do Catuaí Shopping marcarão o lançamento do projeto “Essa vaga é pra você?”. Desenvolvida em parceria com instituições que atuam na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência (PCD), a ação contará com a exposição de placas personalizadas.


Nelas, os dizeres “Tem certeza de que essa vaga é para você?” serão exibidos com o propósito de sensibilizar os condutores quanto à utilização indevida das vagas destinadas a deficientes físicos e pessoas acima dos 60 anos, grupo que geralmente enfrenta dificuldades de locomoção.


Na sexta-feira (23), das 9h ao meio-dia, a CMTU retornará ao Santuário Eucarístico Mariano para mais um evento de entrega de carteirinhas de estacionamento. A novidade para esta edição é que os documentos emitidos terão a validade ampliada de 2 para 5 anos, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  


Para garantir presença na atividade, os interessados precisarão fazer o agendamento por meio telefone (43) 3379-7605 ou, ainda, pelo Whatsapp (43) 3379-7609, enviando cópia digital dos documentos pessoais e do comprovante de residência em Londrina.


O encerramento da programação será na segunda-feira (26), às 12h45, no estacionamento do Zerão, na rua Gomes Carneiro. Na ocasião, um exercício surpresa demonstrará os perigos do excesso de velocidade.

Calendário de ações - Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito persegue, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, a construção de uma cultura de paz nas ruas.


De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, é durante o calendário de ações que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, apoiados pela mídia e sociedade civil organizada, intensificam os trabalhos de educação e sensibilização, estimulando a consciência sobre os cuidados básicos que cada cidadão deve ter ao sair de casa.


“Trata-se de um momento oportuno para falarmos da valorização da vida. Analisando dados, constatamos que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência e pode ser evitada, daí a importância de procurarmos convencer o motorista a dirigir defensivamente, cuidando de si e dos outros”, avaliou Andrade. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá