A partir da próxima segunda-feira (6), o trânsito em Londrina deve ficar mais movimentado por conta da volta às aulas da rede municipal e estadual de ensino. Por isso, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) prepara ações a serem realizadas próximo a escolas para orientar e fiscalizar os motoristas que param para deixarem os alunos.
“Nesse começo de ano, o trânsito fica um pouco mais difícil porque as pessoas às vezes mudam os filhos de escola e têm uma dificuldade na adaptação. Vamos estar nos locais para orientar os motoristas e fiscalizar, quando for necessário”, disse o gerente de comunicação da CMTU, Carlos Ribeiro.
A orientação é para que os condutores não formem filas duplas. “A pessoa atrapalha todo mundo que está transitando naquela via. Em ruas e avenidas que são mais movimentadas, isso faz com que o fluxo fique ainda pior”, afirmou Ribeiro. A penalidade para quem faz isso é cinco pontos na carteira e R$ 195 de multa.
A CMTU ainda relembrou que regiões de escolas tem limite máximo de velocidade de 30 quilômetros por hora. “Pedimos que cheguem um pouco mais cedo e estacionem em local tranquilo. É aconselhável também sempre transportar a criança, seja no bebê conforto ou na cadeirinha, no banco de trás. O desembarque deve ser feito pelo lado direito porque assim a criança vai descer na calçada com segurança”, completou o gerente.