Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU republica licitação de serviços semafóricos após questionamento

16/02/23 às 16:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) republicou a licitação que vai renovar o sistema de semáforos de Londrina a um valor de quase R$ 20 milhões depois de questionamentos de empresas. O pregão eletrônico será no dia 6 de março e o contrato será de um ano, podendo ser renovado por mais cinco.


A terceirizada será responsável por reparos, manutenção e modernização dos equipamentos, atualmente defasados e que não se comunicam. Gradativamente, o objetivo é criar um sistema integrado, automatizado e com controle remoto. O que, segundo especialistas, pode não ser a melhor alternativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste


“Eu acredito que existem outros dispositivos que fazem uma melhor organização do trânsito, principalmente em cruzamentos que não têm um fluxo intenso de veículos. Por exemplo, a implantação de rotatórias ou mini rotatórias. Quando planejadas de maneira integrada com faixas de pedestres, promovem uma organização melhor porque obrigada os motoristas a interagirem com o outro”, disse o engenheiro de transportes, Conrado Braga.

 

Ainda assim, com a modernização e integração do sistema, a CMTU pretende melhorar a sincronização entre os semáforos. Com a chamada onda verde, o motorista que segue em uma velocidade média e constante pode pegar todos os sinais abertos, o que dá mais fluidez ao trânsito.

 

Pela proposta, devem ser instaladas botoeiras com cronômetro e contagem regressiva e sinais sonoro e tátil para auxiliar a travessia do pedestre. “O semáforo para pedestres é importante principalmente para aqueles que tem mobilidade reduzida, como idosos ou mulheres grávidas. Só que ele tem que ser bem planejado para que haja um tempo suficiente para a travessia”, explicou Braga.

 

Como garantir uma convivência pacífica entre motoristas e pedestres e sem travar o trânsito? Para o engenheiro de transportes, só existe uma solução: reduzindo o número de veículos nas ruas. “Tem que transferir essa demanda para modos mais eficientes e sustentáveis, como o transporte público e a bicicleta, por exemplo”, apontou,

 

Londrina tem 280 pontos semaforizados, sendo a maioria na área central. São quase 241.800 veículos registrados para pouco mais de 575 mil habitantes. Quatro para cada 10 pessoas. É a segunda maior frota, perdendo só para Curitiba.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá