Trânsito

CMTU republica licitação de serviços semafóricos após questionamento

16 fev 2023 às 16:50

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) republicou a licitação que vai renovar o sistema de semáforos de Londrina a um valor de quase R$ 20 milhões depois de questionamentos de empresas. O pregão eletrônico será no dia 6 de março e o contrato será de um ano, podendo ser renovado por mais cinco.


A terceirizada será responsável por reparos, manutenção e modernização dos equipamentos, atualmente defasados e que não se comunicam. Gradativamente, o objetivo é criar um sistema integrado, automatizado e com controle remoto. O que, segundo especialistas, pode não ser a melhor alternativa.


“Eu acredito que existem outros dispositivos que fazem uma melhor organização do trânsito, principalmente em cruzamentos que não têm um fluxo intenso de veículos. Por exemplo, a implantação de rotatórias ou mini rotatórias. Quando planejadas de maneira integrada com faixas de pedestres, promovem uma organização melhor porque obrigada os motoristas a interagirem com o outro”, disse o engenheiro de transportes, Conrado Braga.

 

Ainda assim, com a modernização e integração do sistema, a CMTU pretende melhorar a sincronização entre os semáforos. Com a chamada onda verde, o motorista que segue em uma velocidade média e constante pode pegar todos os sinais abertos, o que dá mais fluidez ao trânsito.

 

Pela proposta, devem ser instaladas botoeiras com cronômetro e contagem regressiva e sinais sonoro e tátil para auxiliar a travessia do pedestre. “O semáforo para pedestres é importante principalmente para aqueles que tem mobilidade reduzida, como idosos ou mulheres grávidas. Só que ele tem que ser bem planejado para que haja um tempo suficiente para a travessia”, explicou Braga.

 

Como garantir uma convivência pacífica entre motoristas e pedestres e sem travar o trânsito? Para o engenheiro de transportes, só existe uma solução: reduzindo o número de veículos nas ruas. “Tem que transferir essa demanda para modos mais eficientes e sustentáveis, como o transporte público e a bicicleta, por exemplo”, apontou,

 

Londrina tem 280 pontos semaforizados, sendo a maioria na área central. São quase 241.800 veículos registrados para pouco mais de 575 mil habitantes. Quatro para cada 10 pessoas. É a segunda maior frota, perdendo só para Curitiba.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá