Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia da Pessoa com Deficiência tem blitz educativa da CMTU

02/12/21 às 16:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta sexta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove uma blitz educativa em frente ao Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece), localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, n° 1792. O objetivo da ação, marcada para começar às 9h30, é a conscientização sobre os direitos dos indivíduos com limitações de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Para falar de inclusão, acessibilidade e segurança no trânsito para esse público, a CMTU fará a distribuição de material informativo e kits contendo máscaras e panos para a higienização de superfícies. A intenção é abordar pais e mães de alunos do Ilece, assim como motoristas que passarem pelo local durante a atividade, para dar dicas e orientações.

Com o intuito de evitar acidentes, será montada uma baia na área de embarque e desembarque da instituição. Além de servidores da Coordenadoria de Educação da CMTU, no espaço, ficarão estudantes do Ilece, representantes do Rotary Club PcD e da Associação das Famílias Especiais de Londrina (Afel). O tráfego de veículos funcionará em meia pista e a recomendação é que os condutores reduzam a velocidade ao passar pelo local.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Benefício – Ao lado dos idosos, pessoas com deficiência (PCD) têm direito a alguns benefícios no trânsito. Um deles é a credencial de estacionamento exclusivo, que garante o privilégio de uso de vagas especiais espalhadas em pontos estratégicos dos municípios.

Em Londrina, a emissão do documento é realizada pela CMTU mediante apresentação da cópia da carteira nacional de habilitação (CNH) ou cédula de identidade, comprovante de residência e laudo médico, atualizado, que comprove dificuldade de locomoção, comprometimento de mobilidade ou deficiência visual.

Em 2020, 1.379 pessoas solicitaram novo cadastro ou renovaram o cartão de estacionamento PCD na CMTU. Neste ano, entre janeiro e outubro, o número ficou em 483. A baixa na procura pode ser explicada devido ao ato executivo que, em razão da pandemia, estendeu o direito de uso de carteirinhas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2021.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,4% da população do país – o que equivale a 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá